Ciência
Arqueólogos encontram antigo placar de "futebol" maia em Chichen-Itza, no México
O objeto em forma de roda traz duas figuras humanas que representariam dois jogadores de "pelota", uma prática milenar da civilização maia
Arqueólogos encontraram no México um antigo “placar” feito de pedra que provavelmente era usado no jogo de “futebol” praticado pela civilização maia.
Segundo o site de notícias científicas Science Alert, o curioso objeto foi encontrado no sítio arqueológico de Chichen-Itza, na península de Yucatán, um centro histórico da civilização maia considerado Patrimônio Mundial da Unesco.
A descoberta foi divulgada na última quarta (12/4) no Twitter pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Segundo os cientistas, a pedra circular tem diâmetro de pouco mais de 32 cm e pesa 40 kg.
O objeto, que se acredita ser uma espécie de placar do antigo jogo praticado pelos maias, deve ter sido construído entre os anos 800 e 900.
“Nesse sítio [arqueológico] maia é raro encontrar escrita hieroglífica, muito menos um texto completo”, comenta o arqueólogo Francisco Perez, um dos coordenadores da investigação, citado pelo site especializado.
A roda de pedra parece mostrar duas figuras no centro, com hieróglifos ao redor da borda externa. Um está usando um cocar de penas e o outro, que seria o oponente, está adornado com um “turbante de cobra”, um item normalmente usado por indivíduos do alto escalão da sociedade maia.
Agora, os cientistas estão no processo de análise e interpretação da pedra e tomando medidas para prepará-la para a conservação.
Especialistas em iconografia identificaram que as duas figuras que aparecem no objeto estariam praticando o jogo de bola chamado “pelota” – antigo esporte em equipe jogado com uma pesada bola de borracha, explica o Science Alert.
O povo mesoamericano jogava bola como uma forma de prática tradicional, e acredita-se que tenha conotações rituais.