Celebridades

Saiba quais títulos o príncipe Harry pode perder em março

Ao deixar suas funções na realeza britânica, o ex-duque de Sussex perderá algumas honrarias importantes

Por João Paulo Martins  em 18 de fevereiro de 2021

Se perder seus títulos e honrarias reais, Harry não poderá usar alguns uniformes em eventos oficiais (Foto: Instagram/The Duke and Duchess of Sussex/Chris Allerton/Reprodução)

O príncipe Harry não poderá usar seu uniforme militar em eventos oficiais quando perder seus títulos honorários concedidos pela avó, a rainha Elizabeth II da Inglaterra.

A informação divulgada pelo tabloide britânico The Sun é de que o ex-duque de Sussex estaria “chateado” com a perspectiva de perder as honrarias.

Os cargos de Harry como Capitão-Geral da Marinha Real, Comandante Aéreo Honorário da RAF (Royal Air Force ou Força Aérea Real) Honington e Comandante-em-chefe da Marinha Real de Pequenos Navios e Mergulho foram retirados quando ele deixou suas funções na realeza e estão sendo revisados.

O tabloide mostra que é improvável que eles sejam restaurados, já que ao lado da esposa, a ex-atriz Meghan Markle (ex-duquesa de Sussex), está muito ligado às celebridades dos Estados Unidos.

Se Harry perder suas honrarias, isso significa que ele não poderá usar os uniformes correspondentes em nenhum evento oficial.

Mas, vale dizer que os títulos que conquistou durante seus 10 anos no exército britânico não são afetados. Ou seja, ele poderá se vestir como outros ex-militares, usando um terno e medalhas como fez na visita ao cemitério americano em novembro de 2020 durante o Dia da Memória (Remambrance Day), que lembra o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Aguardando a rainha

De acordo com o The Sun, a rainha Elizabeth ordenou reuniões de emergência com assessores reais para que membros da família assumam os papéis reais honorários atualmente ocupados por Harry e Meghan.

Nesta semana, o ex-duque e a ex-duquesa de Sussex anunciaram que estão esperando outro bebê e “resignados” pela perda das funções na realeza, conforme o tabloide.

O casal possui cerca de 18 patrocínios reais e privados e, ainda assim, não retornou ao Reino Unido por 11 meses.

A publicação revela que Harry e Meghan não saberiam os detalhes da mudança no status real deles e continuam aguardando a confirmação do Palácio de Buckingham sobre a possibilidade de manutenção dos patrocínios e instituições de caridade.

Uma série de anúncios da rainha é esperada até 31 de março, que é o prazo estabelecido no ano passado para uma revisão de 12 meses da decisão do casal de encerrar as funções reais.

No mundo das celebridades

Desde que deixaram o Reino Unido, os dois, junto com o filho Archie, se estabeleceram numa mansão na Califórnia (EUA) e assinaram acordos multimilionários com as plataformas Netflix e Spotify. Além disso, farão uma entrevista exclusiva com Oprah Winfrey que será exibida em março.

Harry e Meghan foram informados de que a célebre apresentadora deve “perguntar o que quiser” durante o bate-papo “íntimo” de 90 minutos, programado para 7 de março.

Várias emissoras americanas tentaram conseguir a primeira grande entrevista do ex-duque e da ex-duquesa desde que largaram a realeza do Reino Unido.

O The Sun diz ainda que a rainha Elizabeth “acredita” que Harry e Meghan honrarão o protocolo real durante a entrevista para a TV.

Honrarias a serem perdidas

Tudo indica que o filho mais novo do príncipe Charles e irmão de William, duque de Cambridge, deve perder seus títulos militares honorários até 31 de março.

Atualmente, suas honrarias incluem:
 

  • Capitão-Geral dos Fuzileiros Navais Reais
     
  • Comandante Honorário da Força Aérea da RAF Honington em Suffolk
     
  • Comandante-em-chefe da Marinha Real de Pequenos Navios e Mergulho
     

Harry também usa as seguintes insígnias reais:
 

  • Estrela da Grande Cruz do Cavaleiro Comandante do Royal Victorian Corps, distintivo dos Royal Marines (fusileiros navais reais)
     
  • Alças nos ombros com emblemas bordados em prata
     
  • Asas do Army Air Corps
     

Suas medalhas incluem:
 

  • Cavaleiro do Comandante da Ordem Vitoriana
     
  • Medalha da Campanha do Afeganistão
     
  • Medalha de ouro do jubileu da rainha
     
  • Medalha de diamante do jubileu da rainha
Carregar Mais