Celebridades

Príncipe Harry diz que já experimentou a "síndrome de Burnout"

Em live da empresa de coaching BetterUp, o duque de Sussex diz que precisa sempre dedicar um tempo do seu dia para "reflexões internas"

Por João Paulo Martins  em 06 de fevereiro de 2022

Acredita que o príncipe Harry já experimentou o esgotamento causado pelo trabalho? (Foto: YouTube/The List/Reprodução)

 
O príncipe Harry, de 37 anos, está enfrentando reações variadas na internet após descrever como prioriza a própria saúde mental diariamente depois de sofrer com a “síndrome de burnout”.

Segundo o jornal britânico The Independent, o duque de Sussex e marido da ex-atriz Meghan Markle, compartilhou seus pensamentos sobre saúde mental durante uma conversa virtual organizada pela empresa americana de coaching pessoal BetterUp na última quinta (3/2), quando conversou com o CEO Robichaux e coma  tenista americana Serena Williams.

Enquanto reflete sobre sua própria experiência, Harry, que no ano passado foi nomeado diretor de impacto da BetterUp, diz que já teve a “burnout”, que descreve como uma sensação de “ter esgotado tudo que se tem, todo combustível, até o último vapor do motor”, e que agora, como resultado, prioriza o autocuidado todos os dias.

“Agora dedico cerca de meia hora a 45 minutos, pelas manhãs, quando sinto como: ‘ok, uma das crianças foi para a escola, a outra está tirando uma soneca, tenho uma pausa na programação’", afirma o príncipe, citado pelo The Independent, sobre a vida cotidiana com a esposa e os dois filhos do casal, Archie, de 2 anos, e Lilibet,  de 8 meses, acrescentando que ele precisa “meditar todos os dias”.

 

 

Durante a conversa, Harry também reconheceu o papel que os empregadores desempenham na capacidade de os funcionários cuidarem de si mesmos: “Do ponto de vista do empregador, você não pode esperar que as pessoas trabalhem suas mentes se não lhes der tempo para fazer isso”.

“Quando as pessoas se concentram nas questões internas, elas se saem melhores no trabalho e em casa”, continua o duque de Sussex na live da BetterUp, acrescentando que sabe por “experiência de trabalho” e “como marido e como pai”, que o “autocuidado é a primeira coisa que se perde”.

Harry também reconheceu que, para alguns, a ideia de colocar energia e tempo em “reflexão interior” pode ser desanimadora, pois acreditam que nisso é muito trabalhoso.

Nas redes sociais, como mostra o jornal britânico, os comentários do membro da realeza britânica provocaram reações mistas, já que alguns questionaram se o príncipe Harry tem autoridade para falar de experiência de trabalho que leva ao “burnout”. O The Independent lembra que Harry atua na fundação Invictus Games, na BetterUp, administra a fundação Archewell Foundation (dele e de Meghan Markle), além de vários outros projetos, como um acordo com as plataformas Spotify e Netflix.

Carregar Mais