Celebridades

Morre aos 66 anos o ator Clarence Gilyard Jr., do filme Duro de Matar

Clarence Gilyard Jr. ficou mais conhecido por estrelar a série americana Walker, The Ranger, ao lado de Chuck Norris

Por João Paulo Martins  em 29 de novembro de 2022

Clarence Gilyard Jr. interpretou um dos terroristas no clássico filme Duro de Matar, de 1988 (Foto: 20th Century Fox/Gordon Company/Reprodução)

 

O ator americano Clarence Gilyard Jr., mais conhecido por estrelar a série de TV Walker, Texas Ranger (1993-2001), ao lado de Chuck Norris, e como coadjuvante em Duro de Matar (1988), morreu aos 66 anos na última segunda (28/11). Segundo a revista american Variety, por enquanto, não informações detalhadas sobre sua morte.

A morte de Gilyard foi confirmada por meio de um comunicado da Universidade de Nevada, em Las Vegas. Gilyard trabalhava como professor de cinema e teatro.

“O professor Gilyard foi um farol de luz e força para todos ao seu redor. Sempre que perguntávamos como ele estava, ele declarava alegremente que era ‘abençoado’. Amamos você e sentiremos muito a sua falta, Professor G!”, comenta a diretora Heather Addison, também professora de cinema da universidade, citada pela revista americana.

Talentoso ator de cinema, televisão e teatro, Clarence Gilyard participou de inúmeras produções durante a década de 1980, incluindo várias aparições na TV. Sua estreia no cinema foi como o personagem Sundown em Top Gun (1986) e, dois anos depois, como o gênio da computação e terrorista Theo, em Duro de Matar. Em 1989, ele passou a aparecer regularmente no horário nobre da televisão em Matlock (1986-1995), interpretando Conrad McMasters, um investigador particular contratado pelo advogado criminal Ben Matlock, vivido por Andy Griffith.

Gilyard apareceu em 85 episódios de Matlock antes de deixar a série em 1993 para um papel ainda maior: como Jimmy Trivette, o braço direito do duro sargento interpretado por Chuck Norris na série de faroeste Walker, Texas Ranger. Ele apareceu em todos os 196 episódios da oitava temporada da série. Após o encerramento da produção em 2001, Clarence Gilyard continuou a atuar em vários filmes e programas de TV.

Nascido em 24 de dezembro de 1955 em Moses Lake, Washington (EUA), o ator, filho de militar, cresceu passando por diferentes bases aéreas nos Estados Unidos, antes de sua família se estabelecer na Califórnia, informa a Variety. Depois de passar um ano como cadete na academia da Força Aérea americana, Gilyard frequentou a Sterling College e, mais tarde, a Universidade Estadual da Califórnia, em Long Beach e em Dominguez Hills, onde obteve o diploma de bacharel em artes dramáticas.

O artista voltou à academia mais tarde na vida, ingressando no departamento de teatro da Universidade de Nevada em 2006, como professor associado. Clarence Gilyard também trabalhou como produtor e diretor, dirigindo um episódio de Walker, Texas Ranger.

Ele foi casado anteriormente com a atriz Catherine Dutko. Em 2001, casou-se com Elena Gilyard.

Carregar Mais