Celebridades

Lindsay Lohan e Soulja Boy estão entre as celebridades multadas por propaganda irregular de criptomoedas

Comissão de Valores Mobiliários dos EUA acusam as celebridades de promoverem ativos digitais sem contar aos seguidores que foram pagos para isso

Por João Paulo Martins  em 23 de março de 2023

Rapper Soulja Boy, youtuber Jake Paul e a atriz Lindsay Lohan foram multados por propaganda de empresas ilegais de criptomoedas (Fotos: Instagram/souljaboy/Reprodução, Instagram/jakepaul/Reprodução e Instagram/lindsaylohan/Reprodução)

 

A Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Comission ou SEC) dos Estados Unidos anunciou na última quarta (22/3) que apresentou acusações contra várias celebridades, incluindo a atriz Lindsay Lohan, o youtuber e lutador Jake Paul e o rapper Soulja Boy, por violar a legislação americana ao divulgar criptomoedas de forma irregular.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a SEC decidiu apresentar as acusações contra as celebridades como parte do processo que investiga o empresário de criptomoedas Justin Sun e três de suas empresas: Tron Foundation, BitTorrent Foundation e Rainberry Inc. Elas são acusadas de oferecer sem registro e vender títulos dos criptoativos tronix (TRX) e bittorrent (BTT).

Foram oito personalidades afetadas pela decisão da comissão, como o rapper Lil Yachty, os cantores Austin Mahone e Akon e a estrela de filmes pornôs Kendra Lust, por “divulgar ilegalmente TRX e/ou BTT sem revelar que foram compensados por isso e qual o valor da remuneração”.

De acordo com a SEC, citada pelo jornal britânico, Justin Sun e suas empresas ofereciam e vendiam os títulos de ativos digitais como investimentos por meio de vários “programas de recompensas” não registrados, que orientavam “as partes interessadas a promover os tokens nas mídias sociais e recrutar outros para canais do Telegram e do Discord afiliados ao Tron, além de criar contas BitTorrent em troca de distribuições TRX e BTT”.

“Este caso demonstra mais uma vez o alto risco que os investidores enfrentam quando títulos de criptoativos são oferecidos e vendidos sem informação adequada”, comenta Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, em comunicado à imprensa.

Todas as celebridades mencionadas, exceto Soulja Boy e Austin Mahone, concordaram em pagar uma multa de mais de US$ 400.000 (cerca de R$ 2 milhões) para encerrar as acusações, sem admitir ou negar as conclusões da SEC.

Carregar Mais