Celebridades

Jogador ídolo do Liverpool, Jamie Carragher, diz que Pelé é um "mito" e não fez 1.000 gols

O polêmico comentário surgiu após o craque português Cristiano Ronaldo marcar três gols pelo Manchester United no último fim de semana

Por Da Redação  em 16 de março de 2022

Pelé continua sendo um dos maiores ídolos do futebol mundial (Foto: Instagram/pele/Reprodução)

 

O ídolo do Liverpool, ex-zagueiro Jamie Carragher, de 44 anos, agora comentarista esportivo, disse que Pelé é apenas um “mito” e que não acredita que o lendário atacante brasileiro tenha marcado mais de 1.000 gols na carreira.

Segundo o tabloide britânico Daily Express, o comentário irônico de Carragher no programa Monday Night Football, da emissora ESPN no Reino Unido, surgiu após comentar o hat-trick (três gols) do craque português Cristiano Ronaldo pelo clube inglês Manchester United no último fim de semana. Para o ex-zagueiro, o atacante da Seleção Portuguesa é o maior artilheiro de todos os tempos do futebol masculino.

Ainda assim, Pelé é considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol e o craque é o único jogador a levantar três taças de Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970.

Como a carreira do ídolo brasileiro se deu antes da chamada Era da Informação, com o advento e popularização da internet, é difícil contabilizar os gols oficiais que marcou.

E, como resultado, há estatísticas contraditórias quando se trata da quantidade de tentos marcados por Pelé.

De acordo com o Daily Express, a ESPN afirma que o “Rei do Futebol” marcou 757 gols oficiais. Mas a fundação Rec.Sport.Soccer Statistics chegou à contagem de 775 tentos.

O ex-jogador e ídolo do Santos, de 81 anos, afirmou ter marcado mais de 1.000 gols ao longo da carreira e, em 2013, entrou para o livro de recordes Guinness World Record, com uma contagem de 1.279 tentos.

Enquanto isso, a Fifa e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aparentemente afirmam que Pelé atingiu 1.281 gols.

Com tantas estatísticas que não batem, Jamie Carragher não sabe em qual acreditar.

“E a figura do Pelé? Você tem uma teoria sobre isso, não é”, pergunta o apresentador Gary Neville, do Monday Night Football, ao colega de bancada, segundo o tabloide britânico.

“Eu mencionei algo na reunião de hoje”, responde Carragher. “Eu disse que Pelé é um mito. Não acredito esses 1.000 gols. Então caiu bem chamar Pelé de mito”, completa o ex-zagueiro do Liverpool, que participou de 737 jogos e marcou apenas cinco gols.

Enquanto isso, Cristiano Ronaldo marcou seu gol 807 na vitória por 3 a 2 sobre o Tottenham no último sábado (12/3) pela Premier League (campeonato inglês). E, com isso, foi oficialmente reconhecido como o maior artilheiro de todos os tempos no futebol mundial, depois de superar a contagem de 805 do austríaco Josef Bican.

Carregar Mais