Celebridades

Entenda o lipedema, que levou a youtuber Camila Loures a fazer lipoaspiração

Problema vascular costuma ser confundido com obesidade, mas é um acúmulo de gordura de origem hormonal

Por João Paulo Martins  em 13 de janeiro de 2022

Camila Loures realizou lipoaspiração para tratar o lipedema (Foto: Instagram/camilaloures/Reprodução)

 

Na última quarta (12/1), a youtuber e influenciadora digital mineira Camila Loures, de 26 anos, compartilhou em seu Instagram uma foto em que aparece deitada numa cama de hospital. "Eu tava sumida porque fiz cirurgia. Fiz lipo nas coxas... Tô no processo pós cirúrgico agora e fiz vlog no canal pra vocês verem um pouco como é", escreve a digital influencer na rede social.

Nos Stories da clínica de estética JK, de São Paulo (SP), onde Camila realizou o procedimento, a esteticista e massoterapeuta Nany Mota explica que o procedimento realizado pela youtuber belo-horizontina não se trata de uma lipoaspiração comum.

"É uma lipoaspiração de lipedema, feita por partes", conta a especialista.

 

O lipedema acomete cerca de 11% das mulheres (Foto: Lipo-clinic.de/Reprodução)

 

Segundo matéria publicada no site da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), lipedema costuma ser confundido com varizes ou retenção de líquidos, mas é uma doença vascular crônica, de origem hormonal, que acomete principalmente as mulheres. "O quadro é caracterizado pelo depósito de gordura e inchaço localizado nas pernas e braços, com exclusão das mãos e pés. É comum que a paciente sinta dores nas áreas afetadas", esclarece a entidade.

A estimativa da SBACV é de que aproximadamente 11% das mulheres sejam acometidas pelo lipedema. "A doença também é marcada por seu fator hereditário, ou seja, é muito comum que mulheres da mesma família desenvolvam o problema no decorrer das gerações".

A entidade médica lembra que o acúmulo de gordura na altura da cintura até os tornozelos pode até comprometer a mobilidade.

O tratamento do lipedema, conforme a SBACV, envolve correção alimentar, exercícios físicos direcionados, correção de hábitos de vida, intervenções medicamentosa e até cirurgia, como foi o caso de Camila Loures.

 

Carregar Mais