Celebridades

Ed Sheeran é acusado de “pegar” ideias alheias para usar em suas músicas e não dar o devido crédito

O cantor e compositor britânico enfrenta um processo judicial milionário de plágio na letra de seu sucesso Shape of You (2017)

Por Da Redação  em 04 de março de 2022

Ed Sheeran foi ao julgamento do suposto plágio em sua música Shape of You, lançada em 2017 (Foto: Instagram/teddysphotos/Reprodução)

 

O músico britânico Ed Sheeran, de 31 anos, foi acusado de pegar emprestado ideias de outros artistas e usar em suas músicas. A acusação faz parte do julgamento que está sendo realizado na Suprema Corte do Reino Unido relativo ao processo de direitos autorais avaliado em 20 milhões de libras (cerca de R$ 134 milhões).

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o artista foi acusado pelos cantor Sami Chokri e pelo compositor Ross O’Donoghue de copiar uma de suas músicas para o sucesso Shape of You (2017). O julgamento em Londres já dura três semanas. Enquanto isso, os royalties da cação permanecem congelados.

Segundo o jornal britânico, nesta sexta (4/3), Sheeran chegou ao tribunal de terno e ouviu atentamente as afirmações, sendo saudado como “um gênio” da música, quando o caso foi aberto, mas mudou a feição quando foi acusado de pegar ideias de outros músicos sem dar o devido crédito.

O advogado Andrew Sutcliffe representando Chokri e O’Donoghue, disse no julgamento: “O senhor Sheeran é inegavelmente muito talentoso. Ele é um gênio, mas também uma pega-rabuda [ave típica da Europa que costuma “roubar” coisas]. Ele pega ideias e as joga em músicas. Às vezes ele reconhece, e às vezes não”.

 

 

Sutcliffe argumentou que Ed Sheeran às vezes reconhece artistas famosos de quem pegou “emprestado”, mas disse que seus clientes, que afirmam que tiveram a música Oh My (2015) copiada sem crédito, “não eram Shaggy, Coldplay, Rihanna ou Jay-Z”.

O cantor estava no tribunal acompanhado dos compositores Steven McCutcheon e John McDaid, que iniciaram em 2018 um processo contra seus acusadores, depois que o órgão britânico de licenciamento musical Performing Right Society for Music (PRS, espécie de Ecad) congelou os royalties de Shape of You, estimados em cerca de R$ 134 milhões, na época.

Como mostra o The Telegraph, a música Oh My foi tocada no julgamento junto com Shape of You. Os compositores que acompanhavam Sheeran sacudiram negativamente a cabeça quando Andrew Sutcliffe afirmou que os refrões de duas canções eram “idênticos”. O cantor permanecesse impassível enquanto as melodias eram tocadas.

Ed Sheeran negou todas as acusações contra ele, enquanto seu advogado Ian Mill argumentou com sucesso que certas conversas privadas entre o cliente e seus associados não deveriam ser tornadas públicas. O julgamento ainda não acabou.

Carregar Mais