Celebridades

Cantora Paulinha Abelha, do Calcinha Preta, morre após coma grave

Informações da assessoria da artista sergipana de 43 anos confirmam o óbito

Por João Paulo Martins  em 23 de fevereiro de 2022

(Foto: Instagram/paulinhaabelha/Reprodução) 

A cantora sergipana  Paulinha Abelha,  de 43 anos, da banda Calcinha Preta, que estava internada no hospital Primavera, em Aracaju, Sergipe, morreu nesta quarta (23/2).

A informação foi dada pela assessoria da artista ao portal UOL.

Nesta quarta, o hospital havia emitido uma nota oficial sobre o quadro de saúde de Paulinha Abelha, que era gravíssimo. 

“Informamos que a paciente Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, segue internada em unidade de terapia intensiva. Mantém quadro neurológico inalterado em quadro de coma, sem necessidade de medicamentos para ajuste de pressão, respirando com suporte de aparelhos, mantendo a oxigenação adequada e necessitando de hemodiálise para ajuste de função renal. Segue realizando exames para avaliação e monitoramento contínuo das disfunções orgânicas [neurológica, hepática e renal]”, diz a nota, citada pelo site baiano iBahia.

Porém, como foi informado pela equipe médica na última terça (22/2), Paulinha Abelha, que estava internada desde 13 de fevereiro na UTI, em coma grave, com nota 3 na escala de Glasgow.

Essa escala foi atualizada em 2018 e leva em conta diversas reações do paciente em coma, como, por exemplo, reação dos olhos, capacidade de falar e de movimentar os braços.

No caso da vocalista do Calcinha,  o nível 3 é um dos piores da medição.

"Com uma pontuação de 6 na escala de coma de Glasgow existe uma possibilidade de morte de 29% em seis meses. Quando a reatividade pupilar e a ECG são combinadas para dar a escala de coma de Glasgow com reação pupilar, a mortalidade aumenta para 39%”, afirma o médico britânico Paul M. Brennan, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, um dos autores da nova escala de Glasgow, em entrevista de 2018 para o site de informações de saúde Medscape.

Carregar Mais