Celebridades

Benedict Cumberbatch, o Doutor Estranho, pode responder por passado escravocrata da família em Barbados

A família do ator de Hollywood, vencedor do Oscar, era dona de fazendas que usavam escravos e recebeu indenização quando a escravidão foi abolida

Por João Paulo Martins  em 03 de janeiro de 2023

Benedict Cumberbatch (centro) em cena do filme 12 Anos de Escravidão (Foto: New Regency Productions/River Road Entertainment/Plan B Entertainment/Reprodução)

 

O ator britânico Benedict Cumberbatch, de 46 anos, famoso por interpretar o Doutor Estranho nos filmes da Marvel, venceu o Oscar de Melhor Ator pelo papel de um fazendeiro escravocrata no longa 12 Anos de Escravidão (2013). Curiosamente, esse papel tem a ver com os ancestrais do artista, que também usavam escravos em uma fazenda em Barbados, no caribe, nos séculos XVIII e XIX.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, a família Cumberbatch pode enfrentar uma batalha judicial com o país caribenho que vem buscando reparações de todos os descendentes de proprietários de escravos.

Em 1728, o bisavô do trisavô de Benedict era dono de uma fazenda em Cleland, no norte de Barbados, e possuía 250 escravos até a abolição, mais de 100 anos depois. De acordo com o jornal, essa plantação rendeu uma pequena fortuna à família Cumberbatch.

Agora, o governo de Barbados está intensificando a luta por indenizações dos ancestrais das famílias proprietárias de escravos.

Segundo David Commissiong, embaixador de Barbados na comunidade caribenha e vice-presidente da comissão nacional de reparações, informou ao The Telegraph que os descendentes da propriedade de Cumberbatch devem ser processados. “Isso está nos estágios iniciais. Estamos apenas começando. Muito dessa história só agora está vindo à tona”.

Os ancestrais de Benedict Cumberbatch receberam milhares de libras em compensação quando a escravidão foi abolida na década de 1830, uma soma que agora vale cerca de um milhão de libras (cerca de R$ 6,47 milhões). Na época, o governo britânico contraiu empréstimo para pagar os escravocratas de todo o império – essa dívida só foi finalmente paga em 2015.

Não está claro se o dinheiro recebido pela família do astro de Hollywood ajudou em seus estudos no prestigiado internato Harrow School, no Reino Unido. Benedict é filho da atriz Wanda Ventham, que, segundo ele, o encorajou a não usar seu nome verdadeiro na carreira de ator porque temia que pudesse enfrentar processo judiciais de indenização pelo passado escravagista, revela o jornal britânico.

No filme 12 Anos de Escravidão, que é baseado no livro homônimo de memórias do ex-escravo Solomon Northup, escrito em 1853,  a fazenda retratada nas telas foi propriedade do de William Ford, uma figura histórica representada por Benedict Cumberbatch.

O ator representou o dono da plantação como um homem relativamente bom, mas manipulável, o que foi contestado pelos descendentes de Ford, que disseram que ele foi descrito de forma correta nas memórias de Northup, que consta: “Nunca houve um cristão mais gentil, nobre, sincero homem do que William Ford”.

Carregar Mais