Brasil

VÍDEO: empresa de arqueologia encontra artefatos de mais de 3.000 anos em Goiás

Ferramentas de pedra, ossos e cerâmica foram descobertos na cidade goiana de Montes Claros

Por João Paulo Martins  em 01 de fevereiro de 2022

Foram encontrados 3.200 artefatos arqueológicos em Montes Claros de Goiás (Foto: Instagram/sapiensarqueologia/Reprodução)

 

A empresa goiana Sapiens Arqueologia, que trabalha com prospecção arqueológica para empreendimentos, diz ter encontrado um sítio arqueológico de cerca de 3.520 anos na cidade de Montes Claros, em Goiás.

Segundo o portal de notícias G1, o achado se deu quando receberam o pedido de análise de um terreno que receberá o plantio de cana-de-açúcar.

"A gente está vibrando, porque não é fácil encontrar um sítio arqueológico com uma preservação tão grande. É uma conquista não só para a comunidade científica, mas para o público em geral, pois podemos falar um pouco de como nossos antepassados eram antes da chegada dos colonizadores", comenta o arqueólogo Matheus Araújo, coordenador de campo da pesquisa da Sapiens Arqueologia.

 

 

A datação por carbono 14 dos achados arqueológicos (são mais de 3.200 artefatos), encontrados a uma profundidade de 2,5 m, teria sido feita por um laboratório americano.

O local, batizado de Toca da Anta, já foi cadastrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Grande parte do material descoberto em Montes Claros de Goiás era de pedaços de cerâmica e ferramentas de pedra. Também foram encontrados fragmentos de ossos de animais e vestígios de carvão.

Carregar Mais