Brasil
VÍDEO: baleia-fin de 20 metros é achada morta em praia do Paraná
O enorme animal foi descoberto por moradores numa praia da Ilha do Mel, em Paranaguá, na última terça (21/9)
Na última terça (21/9), imagens de uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) morta na areia de uma praia da Ilha do Mel, em Paranaguá (PR), circularam nas redes sociais.
De acordo com o jornal local Folha do Litoral, moradores que encontraram o cetáceo na orla da praia avisaram os especialistas do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que foram ao local no dia seguinte.
Os pesquisadores, citados pelo jornal, afirmam que a baleia-fin que foi encontrada na Ilha do Mel mede cerca de 20 m e é um macho adulto. Eles colheram partes do animal para análise posterior no laboratório da UFPR.
"É um registro incrível para a nossa região e o trabalho da equipe que conduz a necropsia permitirá que os pesquisadores avaliem a condição de saúde e a possível causa da morte do animal", diz Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação, em entrevista ao Folha do Litoral.
Segundo ela, é a primeira vez que uma baleia-fin é encontrada encalhada no Paraná.
Como mostra o site da ONG Oceana, essa espécie de baleia é encontrada em todo o mundo e costuma ficar em regiões costeiras de zonas frias. Ela pode chegar a 27 m de comprimento e pesar até 70 toneladas.
"As baleias-fin foram muito caçadas no passado, causando uma diminuição de sua população estimada em 70%. Elas continuam a ser caçadas em pequenos números no Japão e também sofrem impactos decorrente de colisões com grandes navios", informa o site da ONG.