Brasil

Loja de roupas femininas em São José do Rio Preto proíbe entrada de homens e causa polêmica

A empresária e influenciadora Andrea Costa decidiu impedir o acesso do público masculino devido aos casos de assédio ocorridos no estabelecimento

Por João Paulo Martins  em 27 de janeiro de 2022

Cartaz na loja Mr. Luxos, em São José do Rio Preto (SP), pede que os homens não entrem no estabelecimento (Foto: Instagram/andreacostaoficial/Reprodução)

 

Um simples cartaz de papel fixado na entrada de uma loja de shopping está causando polêmica na internet nesta quinta (27/1). Com os dizeres "Atenção, homens! Homens, por favor, colaborem com a privacidade das mulheres. Esperem no banco do lado de fora da loja!", o cartaz criado pela empresária e influenciadora digital cearense Andrea Costa agitou os internautas.

Em entrevista ao portal de notícias G1, da Globo, Andrea revela que tomou a decisão de fixar o aviso na entrada de sua loja Mr. Luxos, no shopping Centro, em São José dos Campos (SP), após ocorrerem casos de assédio e machismo contra clientes e funcionárias do estabelecimento de moda feminina.

"Eles [homens] entravam na loja, ficavam atrás das mulheres, quando não era depreciando o corpo delas, era olhando para elas trocando de roupa no provador através das cortinas. Temos um estúdio de fotografia dentro da loja e muitos homens vinham e entravam apenas para olhar as modelos", diz a empresária ao G1.

Ainda segundo Andrea Costa, apesar de a loja ter sido pensada para evitar esse assédio por parte dos homens, especialmente restringindo a visão do estúdio fotográfico, muitos insistiam em ficar próximos dos provadores.

 

 

"Às vezes preciso fechar a vitrine, porque muitos deles ficam no vidro tentando olhar para as modelos. Outros humilhavam as companheiras, reclamando do decote ou desautorizando o uso de uma ou outra peça de roupa. É muito constrangedor para nós, para os clientes, para minhas funcionárias. Foi o único jeito de oferecer segurança para todas aqui", revela a digital influencer ao portal da Globo.

Após a colocação dos cartazes pedindo que os homens fiquem do lado de fora, a loja Mr. Luxos recebeu várias classificações de apenas uma estrela no buscador Google, além de comentário criticando a decisão.

"Fui comprar presente e, pra começar, vi que homem não pode entrar. Pelo Instagram, a dona dessa loja ironiza e responde de forma grosseira quem é contra esse crime [sic] de discriminação dizendo coisas do tipo 'se não te agradei estou no caminho certo'. O bom é que a seleção natural age e abre portas para quem realmente quer empreender", critica o usuário intitulado "Joao Filho" nos comentários da loja no Google.

Carregar Mais