Brasil
Hoje é o Dia Internacional do Homem; saiba do que se trata a data
A homenagem ao público masculino surgiu em 1999 a partir da iniciativa de um pesquisador de Trinidad e Tabago
Nesta sexta (19/11), é celebrado o Dia Internacional do Homem, uma data pouco conhecida no Brasil e que ainda gera controvérsia.
“Os pioneiros do Dia Internacional do Homem lembram que a data não tem como objetivo competir com o Dia Internacional da Mulher, mas sim destacar as experiências dos homens”, diz o texto publicado no site oficial da celebração.
Segundo a revista americana Newsweek, a homenagem anual é uma forma de dar “valor ao que os homens produzem para o mundo, suas famílias e comunidades” e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o bem-estar do público masculino.
Curiosamente, no Brasil e no mundo, no mesmo período, temos o chamado Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o tipo de tumor mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Ainda conforme a revista americana, o Dia Internacional do Homem existe para que se tenha “melhores relações entre homens e mulheres”, já que um dos objetivos da data é “favorecer as relações de gênero e promover a igualdade”.
Abaixo, confira os seis objetivos do Dia Internacional do Homem, conforme descrito no site oficial:
- Promover modelos masculinos positivos; não apenas estrelas de cinema e personalidades do esporte, mas todos da classe trabalhadora levam uma vida decente e honesta
- Para celebrar as contribuições positivas dos homens para a sociedade, comunidade, família, casamento, cuidados infantis e meio ambiente
- Alertar para os cuidados com a saúde e bem-estar dos homens, nos aspectos social, emocional, físico e espiritual
- Destacar a discriminação contra os homens; nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e direito
- Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade
- Em busca de um mundo melhor e mais seguro; no qual as pessoas possam ficar seguras e crescer para atingir o potencial máximo
Como surgiu o Dia Internacional do Homem?
De acordo com a Newsweek, a data foi fundada em 19 de novembro de 1999 pelo historiador Jerome Teelucksingh, professor da Universidade das Índias Ocidentais em Trinidad e Tabago.
Os apelos globais para a sua criação continuaram, mas as tentativas foram frustradas.
Nas últimas décadas, alguns países tentaram comemorar o Dia Internacional do Homem, como EUA, Canadá, França, Colômbia, Rússia, Canadá e China. Mas essas iniciativas menores sofreram falta de publicidade e foram interrompidas, informa a revista.
O dia só ganhou força internacional quando Teelucksingh recebeu apoio esmagador na região do Caribe.
Atualmente, o Dia Internacional do Homem é celebrado de forma independente em vários países, incluindo EUA, Canadá, Reino Unido, Cingapura, Austrália, Índia, África do Sul, Haiti, Jamaica, Hungria, Malta, Gana e Moldávia, enquanto “o interesse pelo evento aumenta rapidamente”, diz o site oficial.