Brasil

Fake news: governo brasileiro não vai pagar 14º salário

Informação de um suposto abono aos aposentados e pensionistas surgiu a partir de projeto de lei que ainda está sendo analisado na Câmara dos Deputados

Por Da Redação  em 01 de março de 2022

(Foto: INSS/Divulgação)

 

Apesar de a informação do suposto pagamento de 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS estar circulando na internet nesta terça (1º/3), não se trata de algo que está sendo preparado pelo governo.

O boato surgiu porque o Projeto de Lei (PL) 4.367, de 2020, que cria, de forma excepcional, para os anos de 2020 e 2021, um abono anual (14º salário) em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, estar em tramitação na Câmara dos Deputados.

Segundo o autor da proposta, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), a ideia de criar o 14º salário se deve á crise gerada pela pandemia de Covid-19. "Pois a desorganização financeira a ser suportada pelas famílias demandará muito de nossa sociedade e do estado brasileiro, motivo pelo qual se entendeu da importância de se assegurar uma parcela deste abono para o ano de 2021 também, que será muitíssimo importante para aqueles brasileiros mais desassistidos que recebem o benefício previdenciário de um salário mínimo", explica o parlamentar na justificativa do PL.

Pompeo de Mattos lembra ainda que as medidas sanitárias, como o lockdown (isolamento social) fez com que muitos aposentados e pensionistas aumentaram os custos com medicamentos, exames e consultas médicas.

O PL 4.367 ainda será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Como tramita em modo conclusivo, se for aprovado em todas as comissões, sem recurso para envio ao plenário, poderá seguir diretamente para apreciação do Senado.

Carregar Mais