Bizarrice
VÍDEO: tubarão-branco quebra jaula e quase engole mergulhador no Pacífico
A cena assustadora faz parte da Semana do Tubarão, do canal Discovery Channel, e foi compartilhada no Instagram na última segunda (25/7)
Internautas estão chocados com o vídeo de um flagrante incrível de ataque de um grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) contra um mergulhador. As cenas foram compartilhadas no Instagram na última segunda (25/7) e mostram um homem dentro de uma caixa de proteção transparente em meio a um cardume de peixes e um enorme tubarão.
Como mostra o site britânico LAD Bible, o especialista em mergulho Jimi Partington decidiu se aventurar no oceano Pacífico para ver de perto os fascinantes tubarões. Mal sabia ele que acabaria sobrevivendo a um ataque repentino.
A filmagem faz parte da Semana do Tubarão do canal de TV por assinatura Discovery Channel. Ela traz o mergulhador dentro da jaula transparente e o grande tubarão-branco logo abaixo, á espreita.
Segundo Partington, citado pelo site britânico, o animal já tinha dado duas pancadas na jaula, parecia “bastante interessado” e estava ficando “mais curioso” a cada momento. De repente, o tubarão se aproxima da caixa, abre as enormes mandíbulas antes de se jogar dentro da caixa, empurrando o mergulhador para cima e para fora.
O vídeo compartilhado no perfil Shark Week do Instagram já acumula mais de 132.000 visualizações.
De acordo com o LAD Bible, a gravação do Discovery Channel levou três anos para ser concluída e teria começado como um projeto para ajudar Jimi Partington a superar um encontro traumático que teve com um tubarão em 2020, quando ele quase morreu.
“Em 2020, um homem sobreviveu ao impensável: um ataque de tubarão no Pacífico. Dois anos depois, um encontro com tubarões-brancos na Nova Zelândia traz o especialista em mergulho #JimiPartington a centímetros de seu desafio mais reverenciado, verdadeiro santo graal”, escreve o Shark Week na descrição do vídeo.
O grande tubarão-branco que aparece no clipe tinha cerca de 4,8 m de comprimento, segundo o diretor e produtor da série do Discovery Channel, Jeff Kurr, citado pelo site britânico. “Conseguimos capturar esse encontro em filme, e provavelmente é a sequência mais espetacular da história da Semana do Tubarão. Também é um milagre, porque quando Jimi foi atingido pelo tubarão, ele não foi atingido. Ele realmente teve que nadar de volta para o barco para salvar a própria vida. Mas há muito mais neste filme do que apenas esse encontro”, comenta o diretor.
Em resposta aos inúmeros comentários de internautas assustados com o ataque, o perfil Shark Week esclarece que tanto o tubarão quanto o mergulhador felizmente saíram ilesos do encontro.
“Os cientistas acreditam que o comportamento desse tubarão-branco pode ser mais defensivo do que predatório”, acrescenta, citado pelo LAD Bible.