Bizarrice

VÍDEO: Seca prolongada na Espanha faz “ressurgir” vila que estava submersa há 30 anos

As ruínas da aldeia de Aceredo estão chamando a atenção e atraindo muitos turistas

Por João Paulo Martins  em 15 de fevereiro de 2022

Após 30 anos debaixo d’água, as ruínas de Aceredo, na Espanha, viraram uma atração turística (Foto: Facebook/eduardo.daniel.3760/Reprodução)

 

Com a seca prolongada do inverno na Espanha, o reservatório de Lindoso, no noroeste do país, está com o nível da água tão baixo que a antiga vila de Aceredo, submersa há 30 anos, voltou a ser vista e visitada.

Claro que após tanto tempo, apenas as ruínas da aldeia estão presentes. Ainda assim, vem chamando a atenção de muitos turistas.

Sem chuva há dois meses na Espanha, como mostra a emissora árabe Al Jazeera, e sem perspectiva de precipitações, por enquanto, as ruínas de Aceredo estão trazendo um misto de emoções para os moradores ao ver a carcaça enferrujada de um carro, uma fonte de pedra com água ainda jorrando e uma estrada antiga levando ao que costumava ser o bar local.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram até engradados de cerveja empilhados e com garrafas. Tudo manchado pela lama de décadas de submersão no reservatório da hidrelétrica.

De acordo com a Al Jazeera, nos últimos três meses de 2021, a Espanha registrou apenas 35% da precipitação média observada no mesmo período de 1981 a 2010, revela a emissora.

 

Carregar Mais