Bizarrice

VÍDEO: piloto da Marinha dos EUA ejeta em acidente bizarro na base de Fort Worth

O avião F-35B pousou e, após quicar, perdeu o controle em "câmera lenta", fazendo com que o piloto ejetasse e descesse de paraquedas poucos segundos depois

Por João Paulo Martins  em 20 de dezembro de 2022

O piloto do F-35B ejetou após um bizarro acidente em “câmera lenta” no Texas (Fotos: Twitter/cbs11doug/Reprodução)

 

Um piloto americano precisou ejetar de seu caça a jato após um acidente bizarro e em “câmera lenta” no Texas (EUA) na última quinta (15/12).

Vídeo que se tornou viral no Twitter, com 8,6 milhões de visualizações, mostra a aeronave, modelo Lockheed Martin F-35B, realizando um pouso vertical na base aérea da Marinha dos EUA em Fort Worth. O trem de pouso chegou a tocar o solo após a descida lenta, mas logo o caça deu um salto e caiu de nariz, entrando em parafuso, como se fosse acionado o sistema de propulsão.

Logo que o avião perdeu o controle, o piloto, que não teve a identidade revelada, decidiu ejetar, sendo lançado no ar e, segundos após o paraquedas abrir, caiu no solo. Segundo Matthew Montgomery, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Contratos do Departamento de Defesa, informou ao jornal americano The Washington Post, o piloto foi levado para um hospital, por precaução, sem ferimentos graves.

Em comunicado citado pelo jornal, a fabricante da aeronave, a Lockheed Martin, disse que a empresa está ciente do acidente e que o piloto “ejetou com sucesso”.

“A segurança é nossa prioridade e seguiremos o devido protocolo de investigação”, afirmou a Lockheed Martin.

Ainda não está claro o que causou o bizarro acidente em Fort Worth. Existem vídeos na internet de outras aeronaves F-35 realizando pequenos saltos quando o trem de pouso toca o solo, embora sejam absorvidos pelos amortecedores. No incidente da última quinta (15/12), o caça a jato quicou, mas agiu como se estivesse pousando na Lua, “sem gravidade”.

Como lembra o The Washington Post, o F-35B é usado pels Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e capaz de decolar em pouca distância e pousar verticalmente. Essa capacidade é essencial para que possam ser usados em porta-aviões, onde o espaço para manobras e decolagem é limitado.

Carregar Mais