Bizarrice

VÍDEO: drone flagra surfistas nadando em meio a tubarões nos EUA

As imagens impressionantes dos tubarões-brancos nadando logo abaixo de surfistas foram capturadas em San Diego, na Califórnia

Por João Paulo Martins  em 19 de outubro de 2021

Imagem feita por drone mostra surfista deitado tranquilamente sobre a prancha enquanto um tubarão-branco está debaixo dele (Foto: Instagram/scott_fairchild/Reprodução)

 

Imagens feitas por drone numa praia de Costa del Mar, em San Diego, na Califórnia (EUA), estão fazendo sucesso na internet. Elas mostram vários tubarões-brancos nadando logo abaixo de surfistas. Em alguns casos, parece que os animais nem são percebidos pelas pessoas.

O responsável pelas gravações realizadas por drone é o americano Scott Fairchild, que se intitula “aventureiro”. “É divertido encontrá-los, ver algo tão grande. Eles são do tamanho de uma prancha de surfe”, comenta ele em entrevista á emissora local NBC 7.

Apesar de parecerem ameaçadores, os tubarões-brancos flagrados por Scott ainda são jovens, de acordo com o biólogo marinho Chris Lowe, da Universidade Estadual da Califórnia em Long Beach (EUA), citado pela emissora.

“São todos jovens com base no tamanho deles. São muito comuns nesta época do ano. Eles gostam de passear em nossas praias e provavelmente estão lá porque é seguro para eles. Há muita comida e a água quente”, explica o especialista à NBC 7.

Segundo o biólogo, o tamanho desses jovens tubarões pode variar de 1,37 m a 2,74 m.

 

 

Nas gravações do drone que foram compartilhadas nas redes sociais, dá para ver que alguns surfistas são capazes de perceber os tubarões-brancos de cima da prancha e ainda assim, remam ao lado deles de maneira muito calma.

“Fascina o poder disso, a harmonia. Acho que todo mundo tem muito medo dos grandes tubarões-brancos. Entendo, pois são predadores, mas não são um problema”, comenta Scott Fairchild à emissora americana.

A NBC 7 lembra que ataques de tubarão-branco ao longo da costa de San Diego são muito raros.

Os animais jovens que foram flagrados nadando em Costa del Mar devem ter preferido se afastarem de predadores maiores, de acordo com Chris Lowe. Eles não estão em busca de humanos, completa o biólogo marinho à emissora.

“A primeira coisa que encontramos em seus estômagos são arraias e temos muitas delas ao longo de nossa costa. Então, há uma fonte abundante de alimentos”, diz o especialista.

Ele esclarece que os jovens tubarões podem permanecer na área até o final do outono (hemisfério norte), em dezembro. Quando a temperatura da água fica abaixo de 15,5º C, é um indicativo para os tubarões-brancos migrarem para o sul, diz Lowe.

Tubarões adultos ocasionalmente nadam ao longo da costa oeste dos Estados Unidos em direção ao norte para caçar elefantes-marinhos, mas os não ficam nas praias do sul da Califórnia por muito tempo, explica o biólogo à NBC 7.

Carregar Mais