Bizarrice

VÍDEO: câmera de segurança flagra águia atacando pedestre na Argentina

O flagrante foi registrado numa rua da cidade argentina de La Plata, na Grande Buenos Aires

Por João Paulo Martins  em 13 de julho de 2022

Possivelmente a águia atacou o pedestre para proteger o ninho (Foto: Twitter/Belisario_M/Reprodução)

 

Um pedestre que caminhava na manhã da última terça (12/7) pela rua 3, entre as ruas 39 e 40, na cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, na Argentina, foi surpreendido por um ataque de pássaro na cabeça. Vídeo que mostra o flagrante do curioso momento foi compartilhado no Twitter e já está com quase 400.000 visualizações.

Procurados pelo jornal argentino La Nacion, representantes da província de Buenos Aires disseram que a cidade tem muito espaço verde e esse tipo de ave se adaptou bem em algumas áreas. “Elas saem para caçar e muitas vezes se sentem ameaçadas pelos transeuntes. Geralmente ocorre também como resultado da proteção dos filhotes que estão por perto, uma forma de defesa”.

Ainda segundo a administração regional, em casos como esse, o serviço de proteção animal costuma intervir. “Obviamente elas não podem ser caçadas. Mas o que se tem feito, como em casos anteriores, é trabalhar para afugentá-las ou afastá-las de certas áreas”, afirmam os representantes da província ao jornal argentino.

Um dos locais de La Plata com maior quantidade de ataques de aves de rapina é a região próxima ao terminal rodoviário. “Eles já vivem e se reproduzem em áreas urbanas. Ainda mais devido às peculiaridades da nossa cidade, com praças ou espaços verdes a cada seis quarteirões, além de grandes copas de árvores onde podem viver”, explica a administração de Buenos Aires ao La Nacion.

Em relação à espécie da ave que causou o ataque dessa terça (12/7), o setor de zoonoses de La Plata disse ao jornal que não se trata de um gavião, mas de uma águia. “Estamos cientes dos ataques há quase dois anos. Elas estavam mais perto da rodoviária. O que fizemos foi usar técnicas de persuasão para afastá-las do terminal”.

Ainda sobre o flagrante na rua 3, os especialistas revelam ao La Nacion que existem dois ou três indivíduos. “Um casal, nada mais. Eles não são animais agressivos, por si só. O que sabemos é que têm o ninho nessa área. Em geral, eles não são agressivos. Isso pode acontecer quando eles têm filhotes, ovos ou comida. Nos últimos dois anos foram dois episódios. O desse homem e outro anterior com um cachorro poodle toy”, informa a zoonoses.

Apesar de terem dito que se trata de uma águia, o jornal argentino cita duas espécies de gaviões como possíveis responsáveis pelo ataque contra o pedestre em La Plata: Gavião-asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) e gavião-de-costas-vermelhas (Geranoaetus polyosoma polyosoma).

Carregar Mais