Bizarrice

VÍDEO: cacatua surpreende moradores de Melbourne ao lançar vasos de plantas na calçada

A ave selvagem estava apenas "brincando", mas poderia ter ferido garvemente algum pedestre com os objetos que caíam no passeio

Por João Paulo Martins  em 01 de dezembro de 2022

As calçadas de Melbourne podem reservas surpresas que vêm do alto (Fotos: Instagram/browncardigan/Reprodução)

 

Pedestres que caminhavam por uma calçada da rua Flinders Lane, em Melbourne, na Austrália, foram surpreendidos por um “ataque aéreo” inusitado na última segunda (28/11). Vídeo que circula nas redes sociais mostra vasos de plantas sendo lançados no ar e atingindo o passeio.

Como mostra o jornal britânico The Guardian, o responsável pelo “ataque” era uma cacatua-de-crista-amarela (Cacatua galerita) que estava no parapeito da sacada de um apartamento do quarto andar. A ave selvagem lançou, pelo menos, quatro vasinhos de plantas antes de sair voando.

Paul Dennis, que mora no prédio de apartamentos, disse ao jornal britânico que foi alertado sobre o “ataque” por um eletricista que estava trabalhando no local e que quase foi atingido na cabeça por um vaso.

Como o australiano nunca tinha visto as cacatuas jogarem plantas antes, questionou o funcionário da empresa de energia se ele “estava inventando” a história.

A verdade veio à tona pela gravação que mostra o animal lançando os objetos de forma totalmente arbitrária.

O The Guardian lembra que essa não é a primeira vez que moradores de cidades da Austrália entram em conflito com cacatuas. Em Sidney, os pássaros aprenderam a abrir latas de lixo, apesar de os moradores deixarem tijolos em cima delas.

Sean Dooley, gerente de relações públicas da ONG Birdlife Australia, citada pelo periódico, afirmou que nunca tinha visto uma cacatua jogar vasos de plantas, mas que essas aves são conhecidas por deixar cair gravetos ou outros materiais que costumam mastigar, quando estão nas bordas dos telhados de edifícios.

“Claro que você não pode atribuir uma intenção maliciosa a elas. Parece mais algo que se encaixa na categoria de travessuras”, comentou Dooley ao The Guardian.

O problema, explicou o representante da ONG, é que as pessoas costumam alimentar as cacatuas e os pássaros voltam procurando comida e, quando não encontram nada, poderiam expressar o “descontentamento” fazendo as “travessuras”.

“O que acontece com as cacatuas-de-crista-amarela é que elas se alimentam de uma dieta rica em sementes e nozes, recebem a carga nutricional muito rapidamente durante o dia, então têm muito tempo para faezr outras coisas. Por serem pássaros realmente inteligentes, fazem isso explorando o ambiente”, disse Sean Dooley.

Essas aves são conhecidas por “brincarrem” no sentido humano da palavra, mas ocasionalmente podem ser destrutivas.

“Quase todo mundo, inclusive eu, acha hilário. Mas, no final das contas, quando se vê o quão alto essas plantas estão caindo, podem ferir gravemente ou matar alguém. É um pouco triste de assistir, mas é quase como a versão ‘Jackass’ [referência ao extinto programa da MTV e franquia de filmes] dos pássaros. Você até tenta desviar o olho, mas fica intrigado com o que vai acontecer”.

Carregar Mais