Bizarrice

VÍDEO: baleia jubarte surpreende pai e filho que pescavam em Nova Jérsei, nos EUA

A enorme baleia também estava pescando e, de forma inesperada, saltou da água com a boca aberta junto ao pequeno barco

Por João Paulo Martins  em 17 de outubro de 2022

Enquanto pai e filho pescavam, uma enorme baleia jubarte que também estava em busca de peixes os surpreendeu (Fotos: Facebook/Zach Piller/Reprodução)

 

Pai e filho estavam pescando robalo e atum perto de Belmar, na costa de Nova Jérsei (EUA), na última quarta (12/10), quando foram surpreendidos com uma enorme baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) que saltou do mar a poucos metros deles.

O curioso momento foi registrado por Zach Piller, de 23 anos, que é natural da região de Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), que compartilhou o vídeo em sua conta no Facebook ainda na quarta.

As imagens mostram o instante em que a água do oceano Atlântico começa a “fervilhar” com muitos peixes saltando na superfície. De repente, surge a cabeça da enorme jubarte ao lado do pequeno barco em que estavam pai e filho.

“Oh!”, diz o jovem americano na gravação pouco antes da baleia romper a superfície e levantar a cabeça logo à frente dele. “Consegui registrar no vídeo!”, comemora Zach em meio aos palavrões que soltou durante o momento de excitação.

A aparição do gigantesco mamífero durou poucos segundos e logo ele estava de volta nas profundezas do oceano.

Citado pela emissora americana NBC News, Zach Piller conta que os peixes pequenos são abundantes e costumam nadar perto da costa nesta época do ano, atraindo baleias e outros animais. O clima estava excepcionalmente bom na quarta (12/10), com temperatura máxima acima 21º C e água calma e transparente.

O jovem estava pescando com o pai em um barco Starcraft de cerca de 5,5 m que fica ancorado numa marina em Belmar.

À emissora, Eric Otjen, do parque e aquário SeaWorld San Diego (EUA), afirma que ver baleias jubarte se alimentando de pequenos peixes perto da costa não é incomum, mas o estranho é vê-la tão próxima ao barco.

“Aconteceu que essa baleia cercou suas iscas ao lado do barco. Essa forma de alimentação é comum. Mas estar tão perto do barco não é. Provavelmente você tem mais chance de ganhar na loteria”, comenta o especialista.

Ainda segundo Otjen, é possível que o mamífero estivesse se alimentando por meio da chamada “rede de bolhas”, na qual as jubartes circulam por baixo de cardumes de peixes soltando bolhas que atuam como uma “rede” para, em seguida, saltar na superfície com a boca aberta.

“Os caras no barco tiveram uma experiência única na vida. Muitas pessoas pagariam muito dinheiro para ver o que eles viram”, diz Eric Otjen à NBC News.

A emissora lembra que a região costeira de Nova Jérsei tem se mostrado muito ativa em relação a avistamentos de baleias desde julho deste ano. E, desde 2011, as jubartes têm permanecido mais tempo se alimentando nesse local, possivelmente para se deliciar com o menhaden do Atlântico, uma espécie pequena de peixe.

Carregar Mais