Bizarrice
VÍDEO: americano passeia de stand-up paddle na costa da Califórnia e encontra peixe-lua gigante
As imagens do gigantesco exemplar da espécie Mola mola logo se tornaram virais na internet
Internautas estão surpresos com o tamanho do peixe-lua (Mola mola) registrado em vídeo pelo americano Rich German, que estava se divertindo no stand-up paddle na costa de Laguna Beach, na Califórnia (EUA), quando “trombou” com o peixe gigante.
O encontro inusitado ocorreu no dia 2 de dezembro e foi compartilhado no Instagram por German no dia seguinte. De acordo com a emissora americana NBC 7, ele é apresentador do podcast Our Epic Ocean e estava remando com o amigo Matt Wheaton a cerca de 200 m da costa, quando viu o enorme peixe.
“Foi legal porque eu já vi mais de uma dúzia de peixes-lua nos últimos anos, então sabia o que era. Nós apenas conversamos com ele até que finalmente mergulhou na água”, conta Rich German ao canal de TV.
Ele diz ainda que os dois ficaram circundando o Mola mola por cerca de 30 minutos enquanto o peixe flutuava suavemente ao longo da superfície.
O americano estima que o peixe-lua parecia ter cerca de três metros de comprimento.
No site da revista National Geographic, essa espécie é descrita como o maior peixe vertebrado do mundo e pode pesar até 2,5 toneladas. “Eles desenvolvem sua forma truncada porque a barbatana posterior com a qual nascem simplesmente nunca cresce. Em vez disso, ele se dobra sobre si mesmo conforme amadurece, criando um leme arredondado chamado clavus”, explica o texto da revista.
Claro que o vídeo do encontro de Rich German com o gigantesco peixe logo chamou a atenção dos internautas. “Essa história se tornou viral e é legal que as pessoas amem o oceano, amem a vida que existe nele, especialmente coisas únicas como essa. Acho que é uma ótima divulgação para que mais pessoas amem o oceano e a vida e, assim, queiram protegê-los. Nós causamos tantos danos ao oceano, então é bom ver uma história positiva e o interesse nesse peixe de aparência maluca”, comenta o americano à NBC 7.
Apesar do tamanho, o Mola mola é inofensivo para as pessoas e, ao mesmo tempo, pode ser muito curioso, frequentemente abordando mergulhadores. Eles estão presentes nos oceanos Atlântico e Pacífico, diz a emissora.