Bizarrice
Um simples guaxinim causou blackout no centro de Toronto, no Canadá, e deixou 7.000 clientes sem energia
O animal, considerado símbolo da cidade canadense, foi mexer em um transformador e morreu eletrocutado
Apesar de simpáticos, os guaxinins são vistos como uma “praga urbana” por muitos moradores do Canadá. Um desses animais está sendo acusado de causar um apagão na região central de Toronto, na província de Ontário.
Segundo a emissora canadense Global News, um porta-voz da concessionária Hydro One disse que um guaxinim interagiu com o transformador de uma estação de transmissão na área de Church-Wellesley, deixando cerca de 7.000 clientes sem energia durante mais de duas horas na última quinta (1/2).
A concessionária estaria procurando maneiras de garantir que o animal, considerado mascote não oficial da cidade, fique fora das estações de transmissão de energia.
Tiziana Baccega Rosa, representante da concessionária, afirmou à emissora que as equipes confirmaram que a interrupção foi causada pelo guaxinim “porque o animal infelizmente estava lá no local e já estava morto quando chegaram”.
Ela explica que os animais são frequentemente atraídos pelo calor que emana das centrais elétricas e que a concessionária leva a situação “muito a sério” e analisará “quaisquer medidas” que possa implementar para evitar que interrupções semelhantes voltem a acontecer.
Segundo a porta-voz, equipes constroem plataformas elevadas para ajudar a dissuadir as águias-pescadoras de fazerem ninhos em cima de postes de eletricidade, que geram risco para as linhas abaixo.