Bizarrice

Restaurantes do Reino Unido poderão incluir no cardápio carne de leão produzida em laboratório

Parece uma ideia bizarra, mas a empresa responsável pelo produto inovador que substitui a matança de animais

Por João Paulo Martins  em 31 de março de 2022

A carne de leão usada no hambúrguer é toda produzida em laboratório (Foto: Primeval Foods)

 

Carne de leão cultivada em laboratório pode ser colocada à venda em restaurantes do Reino Unido, bem como toda uma coleção de outras carnes exóticas que, na verdade, não foram retiradas de animais. Basicamente, os produtos são “cultivados” em laboratório pela startup britânica de tecnologia de alimentos Primeval Foods.

Não apenas carne de leão, mas de tigre, elefante, girafa e até sushi feito de zebra pode acabar em restaurantes se os produtos conseguirem passar nas verificações regulatórias da autoridade sanitária do Reino Unido.

Em seu site, a startup afirma que a carne cultivada em laboratório é mais amiga do clima do que as alternativas à base de plantas, além de não envolver o abate de animais.

Como mostra o site britânico LAD Bible, a Primeval Foods cultiva diretamente as células animais necessárias, permitindo que se repliquem e formem o produto com todos os perfis nutricionais e experiências sensoriais da carne de verdade.

A ideia é que o método de alta tecnologia substitui a criação de animais em fazendas e, portanto, economiza terra, água e emissões de gases do efeito estufa (principalmente metano), enquanto protege habitats que poderiam ser destruídos para a agricultura e pecuária. Além disso, impede a poluição por fertilizantes e o uso excessivo de antibióticos que é comum na criação de gado.

Segundo o LAD Bible, a carne cultivada usa entre 7% e 45% menos energia, além de 78% a 96% menos gases de efeito estufa. Ainda melhor, o uso de terra cai 99% no produto de laboratório, enquanto o consumo da água baixa entre 82% e 96%.

Carregar Mais