Bizarrice

Resgate inusitado no Reino Unido: cão cansado e ferido é retirado de maca da montanha Scafell Pike

O cachorro Rocky, da raça akita, não conseguia fazer o caminho de volta porque, além do cansaço, apresentava ferimentos nas patas

Por João Paulo Martins  em 17 de maio de 2023

O cão Rocky, da raça akita, precisou ser resgatado de maca por não conseguir descer a montanha (Foto: Keswick Mountain Rescue Team/Divulgação)

 

Um resgate inusitado foi realizado na montanha Scafell Pike, no Reino Unido, no último sábado (13/5). A equipe de socorristas foi chamada para ajudar um cachorro que estava cansado e ferido e não conseguia fazer a descida do pico mais alto da Inglaterra.

Segundo o jornal britânico The Independent, o cão chamado Rocky, da raça akita, de 33 kg, estava exausto e apresentava cortes nas patas, por isso precisou ser carregado de maca. A operação  envolveu 13 voluntários da Equipe de Resgate da Montanha Keswick. Os socorristas disseram que o cachorro “permaneceu parado, calmo e respondendo de forma positiva” durante todo o tempo.

Em comunicado publicado em seu site, a equipe informou que, por volta das 18h25 (horário local) do sábado, os tutores pediram ajuda durante a caminhada de volta a Langdale depois de escalar a montanha que fica em Lake District.

Quando os socorristas chegaram ao local indicado pelos donos de Rocky, encontraram o pet já ferido e bastante cansado. Logo ele foi imobilizado e colocado de forma confortável em uma maca, para que pudessem descê-lo da montanha.

“Apesar de ser um cão bastante grande, de 33 kg, foi uma alegria carregar uma vítima relativamente leve. Ela permaneceu parada e calma o tempo todo! A vítima e os tutores receberam uma carona para a base de equipe de Keswick”, diz o comunicado da Equipe de Resgate da Montanha Keswick, citado pelo The Independent.

 

(Foto: Keswick Mountain Rescue Team/Divulgação)

 

Imagens publicadas na página dos socorristas no Facebook mostram o akita aparentemente feliz enquanto estava sendo resgatado. A operação durou mais de quatro horas.

De acordo com o jornal britânico, não se sabe por quanto tempo Rocky e seus tutores estavam andando na montanha, que possui muitas pedras, particularmente em Scafell Pike. Isso pode ter causado os ferimentos nas patas do cachorro.

A National Trust, entidade que administra os parques do Reino Unido, informa em seu site que cães “bem comportados” são bem-vindos em Scafell Pike, que muitos vão gostar passar o dia escalando junto dos humanos. “Tenha em mente que é um dia longo e cansativo em terreno rochoso, então escalar Scafell Pike é adequado apenas para cães acostumados a longas caminhadas nas colinas. Se o seu cão não está acostumado com colinas, talvez valha a pena tentar algumas caminhadas introdutórias mais baixas antes de experimentar o Scafell Pike", alerta a National trust.

Carregar Mais