Bizarrice

Repórter da Televisa é preso durante reportagem ao vivo

O jornalista da emissora mexicana estava realizando uma matéria sobre um posto de vacinação quando foi impedido por dois policiais

Por João Paulo Martins  em 02 de abril de 2021

O repórter Said Martínez, da emissora mexicana Televisa, foi preso ao vivo quando tentou entrar num posto de vacinação para covid-19 (Foto: Televisa Californias/Reprodução)

Na última quarta (31/3), durante uma reportagem ao vivo, o jornalista Said Rodríguez Martínez, da emissora Televisa, da cidade de Tijuana, no México, foi preso ao tentar gravar o movimento num posto de vacinação para covid-19 instalado na Monumental Plaza de Toros.

Um vídeo compartilhado no Twitter mostra o repórter na entrada do estacionamento do posto de vacinação e, quando tentou entrar no local, uma guarda municipal e um fiscal de trânsito o impediram. Como Martínez continuou seu trabalho, dizendo até que tinha autorização, os policiais o prenderam mesmo durante a transmissão ao vivo.

A ONG mexicana Artigo 19, que defende a liberdade de expressão, publicou em seu site um artigo sobre o incidente, afirmando que o secretário municipal de Segurança e Proteção ao Cidadão, Pedro Cruz Camarena, culpou o repórter pela prisão.

A Artigo 19 acrescenta que eventos como esse estão ocorrendo com frequência numa onda de ataques contra a imprensa desde 2018. A ONG revela que já recebeu 20 denúncias de agressão a jornalistas em 2018, 32 em 2019 e 34 em 2020, apenas na região da Baja Califórnia, no México.

Os ataques são associados principalmente a funcionários públicos, sendo 52,9% realizados por autoridades estaduais no ano passado, de acordo com a Artigo 19.

A entidade de defesa da liberdade de expressão exigiu que a Secretaria Municipal de Segurança e Proteção ao Cidadão de Tijuana se abstenha de fazer declarações que desqualifiquem ou estigmatizem a imprensa. Ela também pede condições adequadas para o livre fluxo de informações tanto para a mídia quanto para o público.

Carregar Mais