Bizarrice

Relatório do governo dos EUA sobre óvnis não é conclusivo, diz jornal

Fontes ouvidas pelo The New York Times revelam que o documento que será entregue ao Congresso americano diz que objetos misteriosos não são originados nos Estados Unidos

Por João Paulo Martins  em 25 de junho de 2021

Em 2019, dois caças militares americanos filmaram um óvni perto da costa da Califórnia (Foto: Twitter/jeremycorbell/Reprodução)

O Pentágono, Departamento de Defesa dos Estados Unidos, deve entregar nesta sexta (25/6) ao Congresso americano o relatório sobre as investigações de avistamentos de objetos voadores não-identificados (óvnis). Porém, segundo informação obtida pelo jornal americano The New York Times, o serviço de inteligência não encontrou evidências de que fenômenos aéreos testemunhados por pilotos da Marinha nos últimos anos sejam espaçonaves alienígenas.

Ainda assim, eles ainda não sabem explicar os movimentos incomuns feitos pelos objetos e que confundiram cientistas e militares, de acordo com funcionários do alto escalão do Pentágono que anteciparam o relatório do governo ao periódico.

O documento determina que a grande maioria dos mais de 120 incidentes registrados nos últimos 20 anos não se originou de nenhum exercício militar americano ou tecnologia avançada do governo dos EUA. “Essa determinação parece eliminar a possibilidade de que os pilotos da Marinha que relataram ter visto aeronaves inexplicadas possam ter encontrado programas que o governo pretendia manter em segredo”, diz a matéria do The New York Times.

Mas essa é a única descoberta conclusiva no relatório secreto da inteligência, segundo as fontes. O relatório que será entregue ao Congresso nesta sexta (25/6) apresentará poucas conclusões e os funcionários ouvidos pelo jornal admitiram que a própria ambiguidade das descobertas significa que o governo não pode descartar definitivamente as teorias de que os fenômenos observados por militares podem ser de origem extraterrestre.

No documento do Pentágono, como mostra o The New York Times, muitos óvnis permanecem difíceis de explicar, incluindo a aceleração deles, bem como a capacidade de mudar de direção e submergir. “Uma possível explicação é de que os fenômenos podem ser balões meteorológicos ou outros balões de pesquisa, mas não se sustenta em todos os casos, disseram os funcionários, por causa das mudanças na velocidade do vento em certos momentos”, afirma o texto do jornal americano.

É o caso do vídeo gravado por dois caças da Marinha americana em 2019 na costa de San Diego, na Califórnia (EUA), e vazado em maio deste ano. As imagens mostram um objeto com formato parecido com a bala TicTac, que acelera de forma inexplicável e mergulha no mar. De acordo com o documento da inteligência, esse óvni não possui origem conhecida.

Além das análises dos casos de avistamentos, o Congresso dos EUA deve receber um anexo confidencial junto com o relatório, conforme as fontes. Embora o anexo não contenha nenhuma evidência de que os óvnis sejam espaçonaves alienígenas, os funcionários ouvidos pelo periódico reconhecem que o fato de permanecer fora dos limites do público provavelmente continuará a alimentar especulações e teorias da conspiração.

As fontes ouvidas pelo The New York Times acreditam que alguns dos fenômenos aéreos podem ter sido tecnologia experimental de uma potência rival, provavelmente da Rússia ou da China.

Carregar Mais