Bizarrice
Piloto indiana evita colisão de aviões e a morte de 300 pessoas no aeroporto de Nova Delhi
Dois aviões da empresa aérea Vistara chegaram a ficar a 1,8 km de distância de se chocarem no aeroporto internacional Indira Ghandi
Na tarde desta quarta (23/8), no horário da Índia, um acidente que causaria a morte de mais de 300 passageiros e tripulantes no aeroporto internacional Indira Ghandi, em Nova Delhi, capital do país, foi evitado graças a uma piloto.
Segundo a emissora indiana NDTV, uma aeronave da linha aérea Vistara cruzou a pista no momento em que outro voo da mesma empresa estava prestes a decolar. A Direção-Geral de Aviação Civil da Índia afirma que esse incidente aconteceu devido a uma falha do controle de tráfego aéreo.
Um voo que vinha de Ahmedabad para Nova Delhi tinha acabado de pousar e foi instruído por um controlador a cruzar uma pista ativa para chegar ao local de estacionamento da aeronave. Enquanto isso, um voo da Vistara que sairia do aeroporto Indira Ghandi em direção a Bagdogra recebeu permissão para decolar na mesma pista e no mesmo instante.
A colisão das aeronaves, que carregavam centenas de passageiros e tripulantes, só foi evitada graças à ação rápida da piloto Sonu Gill, de 45 anos, que comandava o voo de Ahmedabad a Nova Delhi, informou a emissora.
Os aviões estavam separados por apenas 1,8 km na pista 29R e, se a piloto não tivesse avisado o controle de tráfego aéreo do aeroporto sobre a presença da outra aeronave, o resultado poderia ter sido desastroso.
De acordo com a Direção-Geral de Aviação Civil, citada pela NDTV, o voo Vistara VTI926 aterrissou na pista 29L e foi informado pelo controlador que poderia cruzar a pista 29R em direção ao local de estacionamento. No entanto, o funcionário “esqueceu” a instrução de decolagem autorizada que havia dado ao voo VTI725 na pista 29R.
Depois desse incidente gravíssimo, o controlador de voo foi demitido.
Com o alerta da piloto Sonu Gill, a voo de Nova Delhi a Bagdogra conseguiu sair da pista imediatamente após receber ordem de abortar a decolagem. Ele foi reabastecido para garantir que teria combustível suficiente para a segunda tentativa de decolagem e para qualquer imprevisto que pudesse ocorrer durante o voo.
A emissora indiana lembra que o protocolo no aeroporto internacional Indira Ghandi determina que nenhum movimento de aeronave ou veículo é permitido enquanto um avião estiver em processo de decolagem ou aterrissagem.