Bizarrice

Morsa Freya virou "celebridade" na Noruega, mas "fama" pode lhe custar a vida

O animal de 600 kg costuma descansar em meio aos barcos em Oslo, mas o constante assédio do público pode fazer com que sofra eutanásia

Por João Paulo Martins  em 13 de agosto de 2022

A morsa Freya pesa 600 kg e não tem mais paz devido à “fama” que conquistou (Foto: Facebook/fiskeridirektoratet/Reprodução)

 

As autoridades norueguesas estão considerando realizar uma eutanásia na morsa que se tornou celebridade no fiorde de Oslo, capital do país, porque o constante assédio do público estaria colocando em risco a segurança do animal e das pessoas.

Apesar dos repetidos apelos das autoridades da Noruega para que o público mantenha distância da morsa, uma jovem fêmea de 600 kg que foi apelidada de Freya, ela continua atraindo grandes multidões, segundo informações da Diretoria de Pesca do país.

“O comportamento imprudente do público e o não cumprimento das recomendações das autoridades podem colocar vidas em perigo. Agora, estamos analisando outras medidas e a eutanásia pode ser uma alternativa real”, comenta Nadia Jdaini, porta-voz da agência de pesca, citada pela emissora australiana ABC News.

 

Freya costuma descansar sobre os barcos ancorados (Foto: Twitter/steinkobbe/Reprodução)

 

Para quem não sabe, Freya é uma referência à deusa nórdica da beleza e do amor. A morsa ganhou “fama” em julho deste ano, quando foi vista pela primeira vez nas águas ao redor da capital norueguesa.

A emissora australiana lembra que as morsas normalmente vivem nas latitudes ainda mais ao norte, na região do Ártico.

Entre longos cochilos (morsas podem dormir até 20 horas por dia), Freya foi registrada perseguindo um pato, atacando um cisne e, na maioria das vezes, cochilando em cima de barcos que ficam ancorados no fiorde de Oslo.

Apesar das recomendações da Diretoria de Pesa da Noruega, muitos curiosos continuam tentando se aproximar do animal, inclusive com crianças, para tentar fazer imagens dele.

“A saúde [de Freya] já piorou. A morsa não está descansando o suficiente e os especialistas que consultamos agora suspeitam que o animal esteja estressado”, diz Nadia Jdaini, citada pela ABC News.

A morsa é uma espécie protegida no país e, normalmente, costuma comer moluscos, peixes pequenos, camarões e caranguejos.

Embora não costume atacar pessoas, essa espécie pode ser agressiva caso se sinta ameaçada.

Carregar Mais