Bizarrice
Menino de 12 anos vira herói ao salvar 24 crianças nos EUA
O jovem Tandon Baker percebeu que o motorista do ônibus escolar havia desmaiado e correu para a frente do veículo para freá-lo
No final de agosto, um ônibus escolar com 25 crianças ficou desgovernado; saiu da estrada perto de St. James, no Missouri, Estados Unidos; atravessou uma cerca; e foi parado graças à ação rápida do aluno da 7ª série Tandon Baker, que está sendo chamado de herói.
Segundo a agência americana de notícias AP, o jovem de 12 anos percebeu que o motorista havia desmaiado e correu para a frente do ônibus, pisou no freio e engatou a marcha. Enquanto isso, Emilee Williams, estudante do 2º ano do Ensino Médio, de 15 anos, ligou para o serviço de emergência pelo celular e começou a consolar as crianças menores, que ficaram ilesas, mas assustadas.
Tandon e Emilee foram homenageados na última sexta (30/8) pelo coronel Eric Olson, da patrulha rodoviária do estado de Missouri, que apresentou as declarações do governador Mike Parson, informa a agência.
“Não sei se alguma vez tive tanto orgulho de duas crianças. Especialmente por serem capazes de agir de forma rápida e altruísta. É preciso uma coragem incrível para as crianças agirem assim, sendo tão jovens”, comenta Tim Webster, superintendente do distrito escolar de St. James, citado pela AP.
A cidade tem cerca de 4.200 moradores e fica no centro do estado de Missouri. Alunos dos ensinos fundamental ao médio estavam voltando para casa após o segundo dia de aula quando o motorista do ônibus perdeu a consciência de forma repentina.
O veículo chegou a atravessar ao menos uma cerca de arame farpado de uma fazenda.
“Ainda havia campo aberto à frente do ônibus, então ele definitivamente teria continuado até uma área arborizada que estava a cerca de 100 m de distância”, conta o superintendente, citado pela agência de notícias.
Tandon Baker, que é descrito por Webster como um “garoto muito quieto”, logo saltou da cadeira.
“Tandon conseguiu correr até a frente do ônibus, puxar o freio e fazer o veículo parar de forma controlada”, explica o sargento da patrulha rodoviária Mike Mitchell à AP.
De acordo com a agência, a maioria dos 25 alunos presentes no ônibus era do ensino fundamental. Embora não tenham se ferido, muitos ficaram apavorados, e Emilee os acalmou até a chegada do socorro, afirma Mitchell.
O motorista do ônibus, que trabalhava há anos na cidade, foi retirado do local por uma ambulância aérea e morreu dias depois, diz a AP. Seu nome e a causa da morte não foram divulgados.