Bizarrice

Maior navio de cruzeiro da Ásia está "encalhado" na Alemanha

A construção do Global Dream, com capacidade para até 9.000 passageiros, foi interrompida quando o estaleiro alemão MV Werften foi desativado

Por João Paulo Martins  em 01 de setembro de 2022

O Global Dream foi projetado para ser o maior navio de cruzeiro da Ásia (Foto: YouTube/inselvideo/Reprodução)

 

Com custo de produção na casa de US$ 1,8 bilhão (R$ 9,34 bilhões), o navio de cruzeiro Global Dream, de propriedade da Dream Cruises, vinculada ao grupo chinês Genting Hong Kong, previsto para ser o maior da Ásia, pode não cumprir seu papel.

Pesando 208.000 toneladas, composto por 19 decks, 2.350 quartos e capacidade máxima para 9.000 passageiros, o transatlântico está com sua construção paralisada na Alemanha.

Como mostra o site britânico LAD Bible, o estaleiro responsável pelo projeto asiático, o MV Werften, que fica em Wismar, abandonou a construção, deixando o meganavio incompleto (com cerca de 75% do trabalho realizado).

Ele já está há algum parado no estaleiro alemão, ao lado de seu navio “irmão”, o Global Dream II, que também não foi finalizado.

A informação é de que a impressionante embarcação provavelmente será desfeita outra empresa não for encontrada para assumir o gigantesco projeto. O navio "encalhou' quando o MV Werften foi encerrado em janeiro deste ano, como parte de um corte de custos da Genting Hong Kong, que abandonou Global Dream.

Desde então, os administradores da empresa chinesa de viagens de cruzeiro sofrem para encontrar alguém disposto a adquirir a embarcação.

 

(Foto: YouTube/inselvideo/Reprodução)

 

Segundo Christoph Morgen, advogado responsável pelo processo de desativação do MV Werften, citado pelo LAD Bible, embora a estrutura principal do navio esteja completa, ainda é necessário um longo trabalho para deixá-lo pronto para receber os hóspedes. Até agora, cerca de US$ 1,39 bilhão (R$ 7,21 bilhões) já foi gasto na construção do gigantesco navio.

No entanto, pode ser que estejamos vendo uma “luz no fim do túnel” porque parece haver um potencial comprador nos bastidores para assumir esse projeto.

Relatos apontam que a gigante sueca do ramo de cruzeiros, Stena Line, estaria avaliando a situação e analisando a possibilidade de comprar o meganavio chinês.

 

(Foto: YouTube/inselvideo/Reprodução)

 

Caso contrário, o Global Dreams erá retirado da doca na Alemanha até 2024 e levado para ser reciclado na Turquia, revela Morgen, citado pelo jornal britânico.

Além disso, o Global Dream II em breve deverá ser retirado do estaleiro em Wismar porque a empresa de construção naval ThyssenKrupp Marine Systems adquiriu o espaço, como parte da liquidação do MV Werften.

A ThyssenKrupp Marine Systems comprou o estaleiro alemão como parte de seu plano de expandir as operações para a indústria de defesa da Alemanha, uma decisão influenciada principalmente pela invasão da Ucrânia pela Rússia, informa O LAD Bible.

Carregar Mais