Bizarrice
Líder de facção criminosa em El Salvador é condenado a 634 anos de prisão
Amadeo Yovany Hernández Perla, vulgo “Grillo”, da facção MS13, foi acusado de vários crimes, incluindo 23 homicídios
Em tribunal criado para julgar o crime organizado em El Salvador, um líder da facção criminosa Mara Salvatrucha (MS13) foi condenado a nada menos que 634 anos de prisão por sua participação em 23 homicídios e outros delitos.
Segundo o jornal hondurenho La Tribuna, a condenação do líder da MS13 conhecido como Amadeo Yovany Hernández Perla, vulgo “Grillo”, foi definida na última terça (15/8). Ele também foi processado por formação de quadrilha para cometer homicídio qualificado, organização terrorista, extorsão agravada, roubo qualificado, furto e tentativa de homicídio.
Os crimes cometidos por Grillo ocorreram entre 2011 e 2017 em diferentes municípios de EL Salvador. Ainda não se sabe se o líder criminoso foi capturado como parte do regime de emergência implementado pelo governo salvadorenho para combater as facções.
O jornal também não conseguiu a informação de quantos anos de prisão o líder do MS13 foi condenado por cada homicídio cometido.
Para quem não sabe, as facções surgiram como resquício da guerra civil ocorrida em El Salvador entre 1980 e 1992, e que se fortaleceram após a deportação de membros perigosos que estavam nos Estados Unidos. Os criminosos resistiram aos planos de segurança implementados nos últimos quatro governos.
Atualmente, o presidente Nayib Bukele decidiu entrar em “guerra” contra essas facções por meio de uma medida de emergência, que já capturou mais de 72.000 pessoas acusadas de pertencer a organizações criminosas.