Bizarrice

Inusitado! Na Estônia, clientes são surpreendidos por pedra gigante, da última era do gelo, no meio de supermercado

A rocha glacial de cerca de seis metros de altura fica no shopping Viimsi, em Haabneeme

Por Da Redação  em 17 de julho de 2025

A enorme rocha glacial foi descoberta durante as escavações para construção da fundação do shopping (Foto: Reddit / ImTheVayne / Reprodução)


Se você for fazer compras no supermercado do shopping center Viimsi, na cidade de Haabneeme, na Estônia, pode ter de dividir os corredores não apenas com carrinhos, mas com uma gigantesca pedra glacial.

Como mostra o site americano Oddity Central, o supermercado estoniano conserva uma pedra de 22 metros de circunferência e aproximadamente seis metros de altura (incluindo a parte enterrada no solo), que já estava nesse local muito antes de os donos do shopping decidirem construir o empreendimento.

A estimativa é que a pedra tenha cerca de 10.000 anos, mas só foi descoberta quando os operários da obra escavaram o terreno para construir a fundação, em setembro de 2014. Os trabalhadores inicialmente pretendiam explodi-la, mas os moradores da cidade não deixaram, por seu valor histórico.

Mais tarde, conforme explica o site americano, análises mostraram que a pedra gigante era, na verdade, uma “pedra errática”, que foi esculpida por uma geleira e, após seu derretimento, foi carregada para esse local.

Após geólogos identificarem a rocha como errática, decidiu-se construir o shopping aio redor dela (Foto: Nordecon / Tallinna Kaubamaja Kinnisvara AS / Reprodução)

Normalmente, essas rochas possuem uma composição diferente das que existem no mesmo local, fornecendo importantes informações geológicas sobre geleiras e eras glaciais passadas.

Como revela o Oddity Central, a Estônia abriga inúmeras rochas erráticas, mas acredita-se que a que está no meio do supermercado do shopping Viimsi tenha ido parar lá há, pelo menos, 10.000 anos, durante o fim da última era glacial.

Quando geólogos confirmaram a natureza errática da rocha, os proprietários não tiveram escolha a não ser mudar os planos. O problema é que não era viável encontrar outro local para construir o shopping, pois já havia investido muito dinheiro no projeto. Então, a decisão foi edificar o estabelecimento ao redor da rocha gigante.

Quando o Viimsi foi inaugurado, há uma década, a pedra chamava muita atenção, mas, com o passar dos anos, as pessoas se acostumaram a ela, e o supermercado que a abriga criou várias maneiras de torná-la mais charmosa, incluindo usá-la como “galeria de arte”, revela o site americano.

Carregar Mais