Bizarrice

Inusitado: morador planta bananeiras no canteiro central da principal rua de cidade no Japão

Para não ser preso ou pagar multa, o homem de 50 anos terá de retirar as plantas da rua que fica em Kurume, na região de Fukuoka

Por Da Redação  em 20 de novembro de 2023

As bananeiras plantadas no canteiro central chegaram a dar frutos (Foto: YouTube/FNNnewsCH/Reprodução)

 
O morador de Kurume, em Fukuoka, no Japão, que plantou bananeiras em um canteiro central da cidade, correndo o risco de ser preso ou pagar uma multa de 500.000 ienes (cerca de R$ 16.300), vai mover as plantas para outro lugar.

Segundo o jornal japonês The Mainichi, a espécie plantada pelo homem de 50 anos é a banana-nanica (Musa acuminata), muito comum nas Filipinas. As plantas atingiram de quatro a cinco metros de altura e, no final de setembro, apresentavam cachos de frutos.

As bananeiras viraram notícia por terem conseguido sobreviver apesar de estarem no norte da ilha japonesa de Kyushu, uma região que não é tropical.

 

(Foto: YouTube/FNNnewsCH/Reprodução)

 

Essa parte do canteiro central da rua municipal de Kurume, perto da prefeitura, não tinha nenhuma vegetação antes do morador plantar três mudas, sem autorização municipal, em 2021. Citado pelo The Mainichi, ele diz que a ideia era “evitar o lixo e tornar a área mais verde”.

Depois de regar constantemente as bananeiras, elas cresceram e deram frutos pela primeira vez no começo do outono de 2023 (hemisfério norte). Porém, as autoridades explicaram que essas plantas são inadequadas para serem usadas na beira de estradas porque caem facilmente com ventos fortes. A prefeitura de Kurume exigiu que o homem se livrasse delas porque “as folhas podem obstruir o tráfego de veículos”.

De acordo com o jornal japonês, o morador passou cerca de uma hora, no dia 29 de outubro, usando uma pá para retirar as mudas das bananeiras e colocá-las em vasos. Ele planeja cultivá-las no telhado de sua casa e transplantar as plantas-mãe, maiores, ainda este mês para outros locais. “Eu não suportaria cortá-las, então decidi replantá-las”, conta o homem ao The Mainichi.

Carregar Mais