Bizarrice
Idosa que vive em Uganda dá à luz gêmeos e se torna a africana mais velha a ter filhos
Safina Namukwaya, de 70 anos, passou por fertilização in vitro e gerou um casal por meio de cesariana
Uma mulher de 70 anos deu à luz gêmeos em Kampala, na Uganda, tornando-se a africana mais velha a gerar filhos.
Segundo a emissora estatal britânica BBC, Safina Namukwaya deu à luz um menino e uma menina, por meio de cesariana, após engravidar por fertilização in vitro.
A mídia local considerou o caso da idosa um “milagre”. Nas redes sociais, o hospital que fez o parto e a fertilização, o Women’s Hospital International and Fertility Center, disse que é mais do que um “sucesso médico; trata-se da força e resiliência do espírito humano”.
A informação é que os bebês nasceram na última quarta (29/11), pouco depois do meio-dia. “A mãe e os bebês estão bem”, diz o hospital.
Citada pela emissora, Safina Namukwaya conta que a gravidez foi difícil porque o seu parceiro a abandonou quando descobriu que ela ia ter gêmeos. “Os homens não gostam que lhes digam que você está grávida de mais de um filho. Desde que fui internada, meu marido nunca apareceu”, revela a idosa africana.
Essa foi a segunda gestação de Safina em três anos, de acordo com a BBC. Ela deu à luz uma menina em 2020.
A africana afirma que decidiu ter filhos após ter sido “ridicularizada” por não ter descendentes mesmo já estando “velha”.
“Eu cuidava dos filhos dos outros e os via crescer. Me perguntava quem cuidaria de mim quando envelhecesse”, diz Safina, citada pela emissora britânica.
Não está claro se ela usou um óvulo de doadora ou próprio, que foi congelado e armazenado quando ela era mais jovem.