Bizarrice

Governo japonês causa polêmica com concurso para incentivar consumo de álcool

Chamado de Salve Saquê, a ideia é recuperar a indústria de bebidas alcoólicas que teria sido afetada pela pandemia de covid-19

Por João Paulo Martins  em 06 de setembro de 2022

(Foto: Pixabay)

 

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o consumo de álcool é associado a mais de 200 doenças e lesões, incluindo distúrbios mentais e comportamentais, cirrose hepática e câncer, o governo japonês acaba de seguir no sentido contrário e pedir que os jovens consumam mais bebida alcoólica.

Segundo o jornal americano The New York Times, a Agência Nacional de Impostos do Japão lançou um concurso convidando pessoas de 20 a 39 anos para enviarem ideias que incentivem as pessoas a consumirem mais álcool. O projeto recebeu o nome de Viva Saquê (homenagem à bebida nacional) e seria uma forma de ajudar a indústria de bebidas alcoólicas que estaria passando por “dificuldades” devido à pandemia de covid-19.

A agência japonesa diz que espera “revitalizar a indústria” com o concurso, cujo vencedor será escolhido em um torneio ainda este ano. Mas o projeto, como lembra o jornal americano, bate de frente com os dois anos de ações do governo para desencorajar a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, além de instalar placas com a proibição de beber em parques e nas ruas.

Nenhum dos fabricantes japoneses de álcool aderiu à iniciativa. Mas os donos do bar elogiaram, de acordo com o The New York Times.

 

(Foto: Pixabay)

 

Em média, os japoneses consumiram cerca de 90 litros de álcool em 2020, abaixo dos 118 litros registrados em 1995, segundo dados do governo, citados pelo jornal. O declínio prejudicou receitas fiscais: as taxas sobre as bebidas alcoólicas representaram 1,7% da receita tributária do Japão (cerca de US$ 8 bilhões ou R$ 41,7 bilhões) em 2020, abaixo dos 3% em 2011 e dos 5% em 1980.

No atual concurso da agência tributária japonesa, os participantes podem propor novos produtos e designs direcionados aos jovens, até técnicas de vendas envolvendo inteligência artificial ou “metaverso”. Desde que sejam escritos em japonês, podem ser criados e enviados de qualquer lugar.

Os organizadores do concurso, ouvidos pelo The New York Times, afirmam que o objetivo não é levar ao consumo excessivo de bebida, e que as pessoas devem beber apenas “a quantidade apropriada”. “Não estamos promovendo o consumo excessivo de álcool entre os jovens”, diz Ryo Tsukamoto, porta-voz da divisão de impostos sobre o álcool da Agência Nacional de Impostos do Japão, citado pelo jornal americano.

O problema é que cerca de um milhão de japoneses sofrem de alcoolismo, enquanto outros 9,8 milhões são potencialmente viciados, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão.

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