Bizarrice
Emissora da Irlanda viraliza ao divulgar simples buraco em praia como sendo “cratera de meteorito”
A Virgin Media News levou até um entusiasta de astronomia para mostrar sua versão da suposta queda do meteorito
Um buraco surgiu “misteriosamente” na praia de Portmarnock, na região norte de Dublin, na Irlanda, virou reportagem de jornais, sites e até de uma emissora de TV, foi associado a um possível meteorito, mas era apenas resultado de uma brincadeira de dois jovens.
Uma matéria exibida pela emissora britânica Virgin Media News chegou a convidar o responsável por encontrar o “misterioso” buraco, o morador Dave Kennedy, um entusiasta da astronomia. Ele disse que ficou maravilhado quando viu a estrutura, com vários metros de largura e profundidade.
À emissora, o morador afirmou que tinha certeza de que uma rocha pequena, preta e pesada encontrada no fundo do buraco era um meteorito e que teria entrado em contato com vários especialistas em astronomia, para tentar confirmar sua teoria.
Segundo Dave Kennedy, uma marca de queimado em um lado da rocha seria a prova do ângulo em que ela caiu. “Há apenas um mês, eu estava assistindo a um documentário da Nasa sobre exatamente o que estávamos vendo, então quando olhei para ele e vi como era uniforme e com uma vasta cratera. Soube imediatamente que estava olhando para um local de impacto”, comenta o morador à emissora britânica.
Visitantes da praia de Portmarnock se reuniram para inspecionar a suposta cratera.
A alegria de Kennedy durou pouco. Um dia depois de sua aparição na Virgin Media News, uma mensagem publicada no X (antigo Twitter) revelou a verdadeira origem do buraco: “Na verdade não é um evento cósmico, foi cavado no dia anterior por dois rapazes com uma pá de praia”.
No Instagram, o usuário Charles W. Wallace compartilhou imagens suas com o amigo que seria co-responsável por criar a “cratera” na praia irlandesa. De acordo com ele, o buraco foi cavado no último sábado (9/9).
Embora o entusiasta da astronomia tenha sido ridicularizado nas redes sociais, ele disse que ainda mandaria analisar a rocha na esperança de que não fosse uma “descoberta completamente infrutífera”, informou a Virgin Media News.