Bizarrice

Criminosos usam drone para roubar mais de R$ 770.000 de uma agência bancária na França

O crime inusitado e bastante moderno ocorreu na cidade de Reims e parece tirado de algum filme de Hollywood

Por João Paulo Martins  em 26 de setembro de 2022

(Foto: Pixabay)

 

Um grupo de assaltantes foi preso em Reims, no nordeste da França, no último domingo (25/9), acusado de roubar o caixa eletrônico da agência do banco Caisse d'Epargne usando um pequeno drone.

De acordo com a emissora francesa France 3, o assalto teria ocorrido em 2 de maio deste ano. O banco informou à polícia que 150.000 euros (R$ 771.000) haviam desaparecido de uma sala que armazena o dinheiro que alimenta o caixa eletrônico da agência. Curiosamente, nada foi danificado, nem a porta da sala, nem a caixa que estava armazenando as notas.

A única forma de acessar o local seria por meio da tubulação de ventilação. Mas você teria que ser do tamanho de um Smurf para alcançar a sala do dinheiro. Porém, segundo a emissora, as câmeras do circuito interno de TV revelaram que o responsável pelo assalto era um pequeno drone.

O procedimento não durou mais que 10 minutos. O equipamento controlado remotamente passou pelo duto e conseguiu acionar o botão que controla a abertura da porta. Os criminosos teriam conseguido acertar o botão usando um espelho preso na ponta de uma vara telescópica (tipo “pau de selfie”), revela a France 3.

 

O banco Caisse d'Epargne, na cidade francesa de Reims, foi assaltado por um drone  (Foto: Google Street View/Reprodução)

 

Sem necessidade de máscara ou uso de arma de fogo, os assaltantes digitaram o código de abertura da caixa que armazenava as notas, graças à ajuda de um cúmplice que trabalhava na manutenção dos caixas eletrônicos. Eles então levaram tranquilamente os 150.000 euros.

“Esse ataque a um caixa eletrônico ocorreu em condições bastante surpreendentes e originais porque, falando a verdade, não houve arrombamento. Uma grande quantia foi roubada”, comenta Matthieu Bourrette, procurador de Reims, em entrevista de imprensa realizada no domingo (25/9).

Para ele, esse novo método de assalto é original, extremamente inovador, mas também preocupante. O procurador não especificou qual drone foi usado para neutralizar o sistema de segurança.

“Nunca tínhamos experimentado isso antes. Mas sabíamos que essa tecnologia, por outro lado, já provou ser capaz de trazer mercadorias através dos muros das prisões, ou transportar drogas”, comenta Bourrette, citado pela France 3.

Carregar Mais