Bizarrice
Choque com baleia pode ter causado acidente de barco que matou cinco pessoas na Nova Zelândia
O acidente foi registrado na região de Kaikōura, e ainda não está confirmado que uma baleia foi responspável por virar o barco
Cinco pessoas morreram afogadas na Nova Zelândia depois que um barco de observação de pássaros virou, possivelmente após colidir com uma baleia.
Segundo a emissora estatal britânica BBC, 11 pessoas estavam na embarcação, a maioria do grupo de observação de pássaros, quando ela virou no último sábado (10/9) em Goose Bay, perto da cidade neozelandesa de Kaikōura.
A polícia não tem ideia do que causou o acidente, apenas confirmou o ocorrido à emissora. Em coletiva de imprensa, Craig Mackle, prefeito de Kaikōura, disse aos repórteres que acreditava que o barco havia atingido uma baleia – na região existem duas espécies, a baleia-jubarte e a cachalote.
De acordo com Mackle, citado pela BBC, as condições na baía indicavam que o cetáceo teria emergido sob o barco, fazendo com que ele virasse. Se a embarcação de 8,5 m de comprimento tivesse atingido destroços, como um tronco, teria ficado com um grande buraco na lateral, acrescentou o prefeito.
“Esse é um evento trágico que afeta muitas vidas, principalmente de todas as famílias e entes queridos”, afirmou Craig Mackle na entrevista coletiva.
O sargento Matt Boyce, responsável pela investigação, se recusou a comentar a teoria do acidente com a baleia, informa a emissora britânica, mas admitiu que o fato foi “sem precedentes”. Ele disse que os sobreviventes, incluindo o capitão do barco, foram levados para o hospital e depois liberados. Uma vítima teve apenas ferimentos leves.
Os observadores de pássaros seriam de várias regiões da Nova Zelândia, explica a BBC. Vanessa Chapman, que ajudou no resgate, disse ter visto uma pessoa sentada no fundo do barco virado acenando com os braços. Ela disse que três helicópteros participaram do resgate.
Kaikōura é popular entre os fãs da vida marinha e várias empresas locais oferecem passeios de barco e de helicóptero para ver baleias e golfinhos.