Bizarrice
Chinês que viralizou por correr e fumar ao mesmo tempo acaba de ser desclassificado de maratona
Chen Mouxian fumou um cigarro atrás do outro durante uma prova em Xiamen, na China
O controverso maratonista chinês que viralizou em 2022 ao ser flagrado fumando enquanto participava de uma prova oficial acaba de ser desclassificado de uma importante competição.
Segundo a emissora neozelandesa 1 News, o atleta de 52 anos, chamado Chen Mouxian, terminou a edição 2024 da maratona de Xiamen, na costa sudeste da China, em apenas três horas e 33 minutos. Porém, ele foi desclassificado por fumar cigarro após o outro enquanto corria. Os organizadores afirmaram que a conduta dele era um “comportamento nada civilizado”.
Essa não é a primeira vez que ele fuma um cigarro atrás do outro durante uma prova oficial. No evento da Canadian Running, em 2022, ele chamou a atenção do mundo por manter o vício em meio ao esporte.
Assim que ganhou fama internacional pelo hábito negativo, a Associação Atlética Chinesa emitiu uma regra exigindo que todas as maratonas do país proibissem o fumo. Chen foi desclassificado em Xiamen justamente devido a essa medida.
Como mostra a 1 News, um artigo do regimento da maratona de Xiamen diz o seguinte: “Comportamento nada civilizado de corredores, como defecação a céu aberto, fumar ou pisotear canteiros de flores ou espaços verdes que afetem a corrida e a segurança de outros corredores resultará em desqualificação”.
Apesar de ter viralizado em 2022, Chen Mouxian foi fotografado pela primeira vez tragando cigarro enquanto corria durante a maratona de Guangzhou, na China, em 2018.