Bizarrice

China tem sua 1ª estudante universitária virtual

Hua Zhibing foi criada por um moderno sistema de inteligência artificial chamado Wu Dao 2.0 e é capaz de pintar e escrever poesias

Por João Paulo Martins  em 01 de julho de 2021

A jovem chinesa Hua Zhibing é totalmente criada por inteligência artificial e acaba de ingressar numa universidade (Foto: YouTube/Qīnghuá dàxué gōngkāi kè/Reprodução)

Já ouviu um estudante ser chamado de “turista” porque nunca é visto na sala de aula? Pois Hua Zhibing foi oficialmente aceita na Universidade Tsinghua, em Pequim, na China, na última terça (29/6), e será eternamente uma “turista”. Isso porque ela é a primeira aluna virtual chinesa, que funciona por meio da inteligência artificial (IA).

Segundo o site argentino Periodismo, a aparência, a voz e até a música usada no vlog que apresenta Hua Zhibing foram criadas usando um sistema inédito de modelagem de IA chamado Wu Dao 2.0. A nova tecnologia foi apresentada numa conferência da Academia de Inteligência Artificial de Pequim no dia 1º de junho e, de acordo com seus desenvolvedores, é o maior do mundo.

Como mostra o site, o Wu Dao 2.0 foi projetado para permitir que as máquinas “pensem” como humanos e está supostamente perto de passar no chamado teste de Turing (criado pelo cientista computacional britânico Alan Turing) para poesia, resumos de texto, respostas a perguntas e pintura.

A mais nova aluna da Universidade Tsinghua estudará no curso de Ciência e Tecnologia da Computação e a expectativa é de que evolua e aprenda mais rápido do que a média dos colegas humanos.

Curiosamente, segundo o Periodismo, a chinesa virtual já desenvolveu um grande interesse por artes plásticas e literatura. Hua Zhibing agora é capaz de compor melodias, escrever poemas e criar desenhos.

O pesquisador Tang Jie, que ajudou a criar a nova estudante universitária e é um de seus professores, citado pelo site argentino, afirma que Hua atualmente possui o nível cognitivo de uma criança de 6 anos, mas daqui a 12 meses estará com a capacidade mental equivalente a um jovem de 12 anos.

“Sou viciada em literatura e arte desde que nasci. Eu estou interessada no meu nascimento. Como eu nasci? Eu posso me entender?”, diz Hua Zhibing no vlog que foi compartilhado original na rede social chinesa Weibo.

Conforme o Periodismo, Tang Jie acredita que sua aluna virtual é diferente de qualquer outro personagem criado por IA, pois ela possui capacidade de raciocínio e interação emocional. A estimativa é de que Hua adquira um coeficiente emocional maior e seja capaz de se comunicar como um ser humano real em algum momento no futuro próximo.

Carregar Mais