Bizarrice
Canadense apita tão alto pelo nariz que entrou para o livro dos recordes Guinness World Records
LuLu Lotus é capaz de gerar um som de 44,1 decibéis pelas narinas, algo equivalente ao canto de pássaros
Se você acha estranho o chiado feito pelo seu nariz quando está doente, saiba que uma canadense acaba de entrar para o livro dos recordes Guinness World Records por emitir o maior som usando as narinas.
LuLu Lotus, que vive em Mississauga, na província de Ontário, pode atingir 44,1 decibéis com o nariz, o que a deixa com o “apito nasal” mais alto do mundo. É equivalente ao canto de um pássaro, de acordo com o site do Guinness.
Ela descobriu essa curiosa habilidade quando tinha cerca de 7 anos. “Quando descobri minha habilidade de criar melodias extravagantes com o nariz, não pude resistir à tentação de pregar peças em professores e colegas de escola”, conta LuLu.
Apesar de parecer com o chiado que fazemos quando estamos gripados, a canadense assobia usando os músculos da garganta e controlando a maneira como o ar sai do nariz. Se estiver com a boca aberta, o som não sairá das narinas, explica o livro dos recordes.
Para concorrer ao recorde mundial, em junho de 2022, LuLu Lotus foi até a empresa de consultoria acústica Aercoustics Engineering, que fica na mesma cidade dela. “Entrei em uma sala projetada para gravação de som de precisão, fiquei maravilhada com a tecnologia avançada e a experiência da equipe”, diz a recordista.
Para medir o som do apito nasal, a canadense usou um aparelho de precisão chamado Brüel & Kjær 2250, que custa milhares de dólares. Esse equipamento foi certificado e calibrado para garantir a máxima precisão e confiabilidade na captura do assobio nasal de LuLu, de acordo com o Guinness World Records.