Bizarrice

Cabra mata urso-pardo em parque do Canadá

Apesar de parecer mentira, uma cabra-da-montanha usou seus chifres afiados para vencer a batalha contra uma ursa na trilha Burgess Pass, na Colúmbia Britânica

Por João Paulo Martins  em 22 de setembro de 2021

Normalmente, o urso-pardo vence as lutas contra as cabras-das-montanhas, mas não foi o que ocorreu no parque canadense (Fotos: Pixabay)

 

Parece inacreditável, mas uma cabra-da-montanha (Oreamnos americanus), aquelas que vivem em rochas no alto das montanhas e possuem chifres parecidos com “adagas”, matou nada menos que um urso-pardo (Ursus actus) num parque do Canadá.

Esse assassinato inusitado foi comprovado por uma autópsia realizada no corpo de uma ursa encontrada no início de setembro, de acordo com o ecologista David Laskin, do Parks Canada, entidade governamental que administra os parques canadenses, citado pelo jornal americano USA Today.

“A predação de cabras-das-montanhas por ursos-pardos é relativamente comum. No entanto, a cabra virou o jogo contra a ursa e foi bem-sucedida em sua defesa”, comenta Laskin ao periódico.

De acordo com o ecologista, esses ursos geralmente sempre saem ganhando quando os dois animais se encontram na natureza.

A ursa morta pela cabra foi encontrada na trilha Burgess Pass, na região da Colúmbia Britânica, no dia 4 de setembro. Segundo David Laskin revela ao USA Today, havia muita atividade de cabras montesas no local.

Os ferimentos nas axilas e no pescoço do urso-pardo de cerca de 100 kg eram consistentes com os chifres afiados dessas cabras que vivem no alto das montanhas, conforme explica o ecologista ao jornal americano, excluindo qualquer envolvimento humano.

“Quando os ursos-pardos atacam, eles tendem a se concentrar na cabeça, na nuca e nos ombros da presa. A resposta defensiva de uma cabra-da-montanha seria usando os chifres afiados”, comenta Laskin ao USA Today.

Essas cabras podem ser encontradas nas áreas montanhosas da América do Norte, do Alasca às Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, de acordo com o site da revista National Geographic. Elas normalmente pesam de 56 a 81 kg e são conhecidas pelo pelo branco espesso e chifres pretos que podem crescer mais de 30 cm de comprimento.

As cabras-das-montanhas preferem regiões rochosas e de altitude elevada, onde raramente encontrariam ursos pardos, mas podem se deparar com os predadores quando descem para se aventurar nas pastagens.

“Casos de cabras ferindo fatalmente um urso-pardo são extremamente raros. Outros casos foram relatados no passado, mas esse é o primeiro incidente que lidamos no parque”, comenta David Laskin ao jornal americano.

Carregar Mais