Bizarrice

Avião monomotor pega fogo após pouso de emergência na Irlanda, mas, milagrosamente, piloto sai ileso

O acidente aéreo, que tinha tudo para ser fatal, foi registrado a cerca de cinco km do aeródromo de Abbeyshrule, em Longford

Por João Paulo Martins  em 23 de junho de 2023

Quem disse que todo acidente aéreo termina em morte? (Foto: Abbeyshrule Airfield/Divulgação)

 

Um piloto milagrosamente escapou ileso de um grave acidente aéreo na Irlanda, na manhã da última terça (20). O avião monomotor em que ele estava fez um pouso de emergência em um campo a cinco quilômetros do aeródromo de Abbeyshrule, no condado de Longford, por volta das 10h (horário local), e pegou fogo segundos depois. De acordo com o jornal local Sunday World, o piloto Dave Bruton, multicampeão de competições de acrobacias, surpreendentemente escapou sem ferimentos graves. Ele relatou que o motor da aeronave de pequeno porte travou no meio do voo.

Apesar de parecer milagre, Dave, que mora em Dublin, contou ao jornal que sua sorte se deve à experiência e know-how que acumulou após mais de 5.000 horas de voo ao longo de 25 anos de acrobacias. “Só teria sido possível sobreviver a esse acidente com meu conhecimento e experiência de piloto”, comenta o irlandês.

Imagens do avião em chamas estão circulando pela internet e fazem com que a sobrevivência de Dave Bruton seja ainda mais incrível. Segundo o Sunday World, a Unidade de Investigação de Acidentes Aéreos (Air Accident Investigation Unit ou AAIU) do Ministério dos Transportes da Irlanda confirmou que uma investigação já está em andamento.

 

(Foto: Abbeyshrule Airfield/Divulgação)

 

“Na terça-feira, 20 de junho de 2023, a AAIU foi notificada sobre um acidente envolvendo uma aeronave leve que realizou um pouso forçado em um campo a aproximadamente cinco quilômetros a sudeste do campo de pouso de Abbeyshrule, em Longford”, disse um porta-voz do ministério ao jornal.

Quatro inspetores foram enviados ao local do acidente aéreo. O porta-voz confirmou que o depoimento do piloto já havia sido registrado e os restos do monomotor passarão por inspeção técnica rigorosa em uma instalação da AAIU no condado de Meath.

Carregar Mais