Bizarrice

Avião de pequeno porte bate em torre de alta tensão em Maryland, nos EUA

Por sorte os dois tripulantes da aeronave foram resgatados, apesar dos ferimentos graves. Além disso, o incidente gerou um apagão na região

Por João Paulo Martins  em 28 de novembro de 2022

Os dois tripulantes feridos esperaram horas para serem resgatados (Foto: Twitter/h_jonesphoto/Reprodução)

 

Duas pessoas foram retiradas de um avião de pequeno porte na manhã desta segunda (28/11) em Maryland, nos EUA, após ficarem várias horas dentro da aeronave que colidiu contra uma torre de alta tensão, o que causou apagão na região.

À emissora americana ABC News, Scott Goldstein, chefe dos bombeiros do condado de Montgomery, disse que o ​​primeiro ocupante foi removido do avião à 0h25 (horário local) desta segunda. Dentro da aeronave, de acordo com a polícia estadual de Maryland, estavam o piloto Patrick Merkle, de 65 anos, natural de Washington (EUA), e o passageiro Jan Williams, de 66, de Louisiana (EUA).

Os dois foram resgatados de uma altura de cerca de 30 metros. Segundo Scott Goldstein informou à emissora, os dois homens teriam sofrido “ferimentos graves”, além de hipotermia. Eles foram transportados para prontos-socorros locais sem risco de morte.

A Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration) dos EUA, em comunicado citado pela ABC News, informou que o avião monomotor, que partiu de White Plains, no estado de Nova Iorque, colidiu com a torre de energia perto do aeroparque do condado de Montgomery, em Gaithersburg, por volta das 17h40 do último domingo (27/11).

 

(Foto: Twitter/h_jonesphoto/Reprodução)

 

Pete Piringer, porta-voz chefe do Serviço de Bombeiros e Resgate do condado de Montgomery, publicou uma mensagem no Twitter dizendo que os tripulantes não se feriram e que as equipes de resgate estavam em contato permanente com eles.

Citado pela emissora, Scott Goldstein disse que os funcionários da companhia de energia atuaram primeiro para desligar os fios de alta tensão e tornar o local do incidente seguro para o trabalho dos socorristas. Os bombeiros usaram um guindaste para deixar o avião estável, amarrando-o à torre. Em seguida, as equipes de resgate tiveram acesso aos dois homens que estavam dentro da aeronave. O chefe dos bombeiros disse que os socorristas estavam em contato com os tripulantes por meio do telefone celular.

A Administração federal de Aviação identificou o avião como sendo um monomotor do modelo Mooney M20J.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a aeronave branca de pequeno porte presa pelo “nariz” na torre de alta tensão.

 

(Foto: Twitter/h_jonesphoto/Reprodução)

 

A concessionária local de energia, Pepco, informou à ABC News que cerca de 120.000 clientes estavam sem energia no condado de Montgomery. Após o resgate, a maior parte da eletricidade havia sido restaurada no condado, nas áreas afastadas do local do incidente.

A torre de transmissão de energia fica em Gaithersburg, uma cidade de 69.000 habitantes a cerca de 39 km a noroeste de Washington, capital dos EUA.

A causa do incidente ainda não foi revelada. Além da Administração federal de Aviação, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (National Transportation Safety Board) dos EUA vai investigar o ocorrido.

Carregar Mais