Bizarrice
Âncora da CNN causa polêmica ao confundir Edimburgo com Glasgow
Jornalista Wolf Blitzer cria post no Twitter dizendo ter chegado à capital escocesa para a cúpula do clima da ONU, mas o evento está sendo realizado em Glasgow
O jornalista americano Wolf Blitzer, âncora da emissora CNN, causou polêmica no Twitter nesta segunda (1/11) ao publicar uma foto em que diz estar na cidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, onde se prepara para a cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26). O problema, como mostra a agência estatal russa de notícias Ruptly, é que o evento climático está sendo realizado em Glasgow.
Blitzer apresenta o programa The Situation Room, da CNN, e usou a rede social de 280 caracteres para compartilhar que ele e sua equipe estavam na Escócia para a COP26. “Estou falando direto de Edimburgo, na Escócia, onde 20.000 líderes e delegados mundiais se reunirão para a Cúpula do Clima COP26”, escreve o jornalista no post em que aparece ao lado de uma janela que dá vista para o famoso castelo da capital escocesa.
Diversos usuários do Twitter responderam o apresentador americano lembrando que a cúpula da ONU não está sendo realizada em Edimburgo. O encontro será a cerca de 72 km de distância, em Glasgow, a cidade mais populosa da Escócia.
A Ruptly lembra que o texto de Wolf Blitzer não diz diretamente que as 20.000 pessoas estariam indo para Edimburgo, e sim, para o país como um todo. Só que isso não impediu que recebesse inúmeras respostas bem-humoradas.
O ex-deputado britânico Douglas Carswell é um dos que responderam. Citado pela agência russa, o político diz que o âncora da CNN gerou uma “fake news”, acrescentando que “a COP26 está acontecendo em Glasgow”.
O comediante australiano Craig Reucassel também se pronunciou, afirmando que Blitzer cometeu um erro comum de turista americano. “Dizendo que você é americano sem dizer que é americano”, brinca o humorista, citado pela Ruptly.
O usuário @_frankiam sugeriu ao âncora da CNN que usasse um trem para ir de Edimburgo a Glasgow. “Que bom que, pelo menos, você chegou no país certo”, brinca o internauta, citado epla agência de notícias.