Bizarrice

Adolescente de 14 anos morre após ser ferroado por água-viva na Austrália

O menino foi vítima de um animal do gênero Cubozoa, que é muito tóxico, enquanto nadava na praia em Eimeo Beach, no estado de Queensland

Por João Paulo Martins  em 26 de fevereiro de 2022

As águas-vivas do gênero Cubozoa são as mais perigosas do mundo (Foto: YouTube/Animal Planet/Reprodução)

 

Um menino de 14 anos morreu tragicamente depois de ser ferroado por uma água-viva do gênero Cubozoa, que tem enormes tentáculos de 1,80 m de comprimento.

Segundo o jornal americano New York Post, o adolescente estava curtindo um dia de praia em Eimeo Beach, no estado de Queensland, na Austrália, neste sábado (26/2), quando sofreu o acidente fatal.

Após dar um mergulho, ele emergiu por volta das 14h30 com os compridos tentáculos do animal enrolados em seus braços e pernas.

Testemunhas correram para realizar a manobra de reanimação cardíaca no jovem depois que ele sofreu uma parada cardíaca.

Segundo a polícia, citada pelo jornal americano, o menino de 14 anos foi levado para o hospital Mackay Base às 15h22. Os paramédicos ressuscitaram o adolescente por 40 minutos antes de ele morrer no hospital, uma hora após a ter dado entrada.

Kirby Dash, citada pelo New York Post, diz que estava na praia comemorando o aniversário de sua mãe quando viu o menino sair da água. Ele estava cambaleando, tentando sair da água, que estava em sua cintura. O menino tinha uma “expressão irreconhecível no rosto” quando tentou pedir ajuda. “Ele entrou em choque. Suas pernas estavam cobertas de tentáculos”, comenta a testemunha.

Dash afirma que salva-vidas e banhistas correram para ajudar o menino enquanto outros pais gritavam para que os filhos saíssem da água. Um grupo de jovens e o irmão da testemunha ajudaram os salva-vidas a prestar os primeiros socorros, enquanto outros banhistas ofereciam água e toalhas.

O presidente do clube de salva-vidas Eimeo Surf Life Saving Club, Ross Gee, conta ao jornal americano que o adolescente foi encharcado com 30 litros de vinagre enquanto o grupo tentava remover os ferrões de suas pernas e mãos. “Nós estávamos lá quando ele saiu da água e, em seguida, ficou inconsciente”, diz Gee ao New York Post.

A praia foi fechada pelo resto do fim de semana e os moradores foram orientados a ficar fora da água.

Como mostra o periódico, a água-viva do gênero Cubozoa costuma ser chamada de “vespa do mar”. Ela tem tentáculos mortais cobertos com pequenos dardos venenosos que podem ser letais para humanos e animais. O veneno age rapidamente e pode levar à paralisia, parada cardíaca ou até morte, tudo em poucos minutos após ser ferroado.

Carregar Mais