Bem-Estar
Você costuma trocar sempre seu travesseiro? Saiba que 10% do peso dele são ácaros e cocô
Virologista deixa internautas assustados ao revelar a verdade sobre o “prazo de validade” dos travesseiros
Você costuma trocar seu travesseiro com frequência? Uma virologista americana publicou um comentário no Twitter que está deixando muitos internautas com nojo de dormir à noite.
No tuíte compartilhado na última segunda (18/7), Lindsay Broadbent decidiu responder outra médica, que perguntou aos seguidores se devia falar de quanto em quanto tempo a gente precisa trocar o travesseiro. A virologista americana não pensou duas vezes para dizer o quão “nojento” é o acessório que nos ajudar dormir.
“Ah, eu adoro enojar as pessoas dizendo a elas que, se o travesseiro delas tiver mais de dois anos, 10% do peso dele são ácaros da poeira doméstica e o cocô deles!”, comenta a especialista no Twitter.
Nem adianta dizer que costuma trocar a fronha rotineiramente. Muitos usuários da rede social trataram de comentar a assustadora informação repassada pela médica. “Provavelmente vou me arrepender de perguntar isso, mas… Por que há cocô no travesseiro?”, diz um internauta, citado pelo site americano LAD Bible.
Mas, antes que Lindsay Broadbent pudesse responder, outro usuário deu a dica: “Ah, na verdade, não importa, é o cocô do ácaro da casa e não da pessoa que possui o travesseiro, certo? Já estava me perguntando o que diabos as outras pessoas andam fazendo com seus travesseiros”.
Como mostra o LAD Bible, a americana não é a primeira especialista a tratar desse tema na internet. O médico indiano Karan Raj, que possui mais de 284 milhões de curtidas no TikTok, também já alertou seus seguidores: “Você precisa trocar seu travesseiro pelo menos a cada dois anos”.
Como se isso não bastasse, o médico citou um fato ainda mais perturbador sobre travesseiro: “Uma pessoa média perde quatro quilos de pele todos os anos. A maior parte acaba em sua cama ou travesseiro”, diz o especialista, citado pelo site americano.
Essa enorme quantidade de pele serve de alimento para os ácaros da poeira, explica Karan, que completa, dizendo que esses microscópicos animais podem defecar cerca de 20 vezes por dia. Se você multiplicar esse valor pelas centenas de ácaros que vivem apenas no travesseiro, dá para imaginar quanto cocô repousa sobre o local em que colocamos a cabeça à noite.
O médico indiano diz ainda que as manchas do travesseiro correspondem ao suor e ao óleo expelidos pelo corpo, que também podem servir de criadouro para mofos e bactérias.
A última dica de Karan Raj é que, se você puder dobrar o travesseiro ao meio e ele não voltar ao formato original, ele “está morto” e praticamente não oferecerá mais apoio para o pescoço. Hora de trocá-lo.