Bem-Estar
Tomar café antes dos exercícios pode aumentar a queima de gordura
Isso segundo estudo que associou a ingestão de cafeína à elevação da taxa máxima de oxidação de gordura
Para quem quer maximizar a quantidade de gordura queimada durante os exercícios físicos, beber uma xícara de café meia hora antes de começar pode ajudar, segundo estudo publicado em janeiro no periódico científico Journal of the International Society of Sports Nutrition.
Os pesquisadores descobriram que 3 mg de cafeína por quilograma de peso corporal pode aumentar a taxa de queima de gordura durante exercícios aeróbicos, com base em resultados coletados de 15 voluntários do sexo masculino.
Como mostra o estudo, a ingestão de café (uma xícara possui cerca de 76 mg de cafeína) pela manhã induz ao aumento médio de 10,7% na taxa máxima de oxidação de gordura, uma medida que representa o quão eficiente o corpo é na degradação de lipídios. Já o consumo da bebida na parte da tarde eleva a taxa em 29%.
“A recomendação de fazer exercícios com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação das gorduras é comum. No entanto, essa recomendação pode carecer de embasamento científico, pois não se sabe se esse aumento se deve aos exercícios matinais ou ao ficar sem comer por um longo período de tempo”, comenta o fisiologista Francisco José Amaro-Gahete, da Universidade de Granada, na Espanha, um dos autores da pesquisa, citado pelo site científico Science Alert.
Efeito da cafeína na oxidação de gordura
A cafeína é frequentemente associada a um melhor desempenho atlético, embora a ciência por trás dessa conexão ainda não seja tão clara quanto se espera.
No estudo recente, durante quatro semanas, os 15 voluntários passaram por quatro testes aleatórios: tomar um placebo às 8h; tomar um placebo às 17h; tomar um suplemento de cafeína às 8h; e tomar um suplemento de cafeína às 17h.
Eles fizeram exercícios de bicicleta após a administração do estimulante ou do placebo e a capacidade de queima de gordura do corpo foi medida.
“Os resultados do nosso estudo mostram que a ingestão de cafeína 30 minutos antes de realizar um exercício aeróbio aumenta a oxidação máxima de gordura durante a prática, independentemente da hora do dia”, diz Amaro-Gahete, segundo o site especializado.
É preciso lembrar que a pesquisa espanhola usou uma amostra muito pequena de voluntários, por isso não se pode chegar a uma conclusão definitiva, mas os resultados são claros o suficiente para sugerir que existe alguma associação entre a cafeína e a maior queima de gordura.
De qualquer forma, uma xícara de café antes do treino pode trazer alguns benefícios, conforme os cientistas.
“No geral, os resultados sugerem que uma combinação de ingestão de cafeína e exercícios em intensidade moderada à tarde oferece o melhor cenário para indivíduos que buscam aumentar a oxidação da gordura corporal durante a prática aeróbica”, dizem os pesquisadores no artigo publicado em janeiro.